OPINIÃO

O milagre da ressurreição

29/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

A palavra, se não acompanhada de exemplo, de nada serve.

Jesus pregou exaustivamente o amor entre os seres humanos.

Mas que amor é esse? Como compreendê-lo aos olhos de Deus?

Tenho para comigo uma doce lição dos meus tempos estudantis, contada por um experiente professor cristão, que muito me ajudou a entender Seus ensinamentos.

Diz o pequeno conto que quatro pessoas, três delas cristãs e um ateu, subiram aos céus.

No reino de Deus foram recepcionadas por um dos apóstolos de Cristo. Este apóstolo com algumas fichas na mão chamou, um por um, e começou a relatar o que estava registrado de cada um em suas vidas terrenas.

Ao primeiro, constava que assistia às missas religiosas, não perdia nenhuma procissão, rezava para seu bem e de toda a sua família, contribuía com a Igreja, acreditava em Deus.

O apóstolo mandou-o que aguardasse ao lado.

Ao segundo, constavam cantos e louvores a Deus, reuniões e assembleias em nome de Cristo, rezas e preces, pedidos de ajuda e bênçãos. Tinha a santa Bíblia como guia de Deus.

O apóstolo mandou-o que aguardasse ao lado.

Enquanto isso, no aguardo de ser chamado, o ateu, homem descrente de Deus, se angustiava e se arrependia, amargamente, por não ter acreditado nas coisas espirituais.

Ao terceiro, constava que acreditava na reencarnação, tinha o evangelho como livro de cabeceira, tomava passes espirituais, rezava preces ao Senhor, cuidava de sua família e frequentava sessões espirituais.

O apóstolo mandou-o que aguardasse ao lado.

Por fim, chamou a quarta pessoa, o ateu. O descrente foi logo se desculpando pela sua vida sem Cristo e pedia a clemência dos Céus.

Foi quando o apóstolo, surpreso, retrucou: "Mas em sua ficha consta que foi uma pessoa desprendida de bens materiais, ajudava ao próximo sem nada pedir de recompensa, repartia com os pobres o pão que sobrava em sua mesa, agasalhava com as próprias vestes os desprotegidos, era uma pessoa simples e generosa, e que jamais se lamuriou da vida. Meu irmão, bem-aventurados os simples de coração, porque deles é o reino dos céus, entre no reino dos céus, porque a ti ele pertence."

Diante das tragédias existentes, da violência incontida, do nosso modo de pensar, da nossa maneira de ser, dos incontáveis necessitados, da nossa cegueira espiritual, esquecemos, muitas vezes, o caminho de luz, que nos foi deixado. A Páscoa é uma boa oportunidade de revermos o além da vida, questionar ideologias e mudar atitudes. Nesta Pascoa que a ressurreição de Jesus Cristo ecoe em nossos corações como um eterno milagre. Tempo de celebrar a vida e renovar o espírito.

"Na vida não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e acima de tudo, importa o que fazemos de nós".

UMA FELIZ PASCOA A TODOS NÓS.

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.