TECNOLOGIA

Um ano após ativação de frequência, Jundiaí tem apenas 29 torres de 5G

Os jundiaienses aos poucos se adaptam à nova tecnologia e 20% dos aparelhos da cidade já possuem compatibilidade

Por Nathália Sousa | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Marcelo Camargo/Agência Brasil

As torres que transmitem a frequência 3,5 GHz aos poucos são implantadas nas cidades
As torres que transmitem a frequência 3,5 GHz aos poucos são implantadas nas cidades

Um ano após a ativação em Jundiaí das primeiras torres de transmissão do sinal 3,5 GHz, a cidade tem três operadoras oferecendo a tecnologia 5G, com 29 estações (torres) licenciadas. São 13 da Tim, 12 da Vivo e quatro da Claro. A distribuição das torres, porém, ainda não é muito homogênea e não chega a todas as regiões de Jundiaí, se concentra em algumas áreas, sendo o Centro e bairros adjacentes, como Vila Arens e Anhangabaú.

O município tem até dezembro de 2026 para a completa ativação da rede 5G, mas boa parte da população se adianta. Com cerca de 1,40 celular por habitante, 20% dos aparelhos do município já são compatíveis com a tecnologia 5G em Jundiaí, de acordo com a Consultoria Teleco.

 

EXPECTATIVA X REALIDADE

Se adiantando a esta nova realidade, a manicure Priscila Nascimento, que depende do sinal de internet para se comunicar com clientes, adquiriu um aparelho novo, compatível com o 5G, mas reclama da instabilidade do sinal.

"A cobertura não é muito boa. Sou autônoma e dependo de internet para trabalhar, mas o sinal oscila muito no 4G. No 5G, tenho celular há um mês, mas nem vi o sinal até agora. Meu antigo aparelho, que era 4G, funciona melhor, acho que porque o aparelho é preparado para 5G, então o 4G não funciona tão bem", explica.

Sobre a expectativa em relação à chegada do 5G, Priscila tem boas perspectivas. "Se vier conforme a propaganda, vai ser maravilhoso, dá até para abandonar o wi-fi, mas se não vier, até volto para o 4G", pontua.

Fonte: Anatel
Fonte: Anatel

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.