TRADIÇÃO

Completando 42 anos de história, Panificadora Keli é sinônimo de qualidade

Uma das mais tradicionais padarias da cidade mostra que é possível perpetuar a excelência dos produtos ao longo dos anos

Por Redação | 17/03/2024 | Tempo de leitura: 5 min

Cléber de Almeida

Um prédio moderno e aconchegante
Um prédio moderno e aconchegante

Pão quentinho, bolo recém assado, pão de queijo macio, salgados, doces e café que acabou de ser preparado. São esses os cheiros que habitualmente sente quem passa em frente ao número 516 da rua Campos Sales, endereço de uma das mais tradicionais padarias de Jundiaí, a Panificadora Keli.

 

Fundada em novembro de 1982, completando 42 anos esse ano, a padaria surgiu entre uma sociedade de Juarez Santos Pereira - pai dos três irmãos que administram hoje - e o sócio Fernando. “O meu pai tinha um comércio no Vianelo e o Fernando entregava pães para ele. Por conta das entregas, eles viraram muito amigos e decidiram se unir e abrir uma padaria. Inclusive, começou em outro endereço, na rua Luiz Rosa. O negócio deu certo, eu trabalho com eles desde os 19 anos”, conta um dos proprietários, Adriano Santos Pereira, hoje com 61. 

 

O nome Keli surgiu após uma feliz coincidência do destino. “Antigamente, não podíamos só escolher o nome e batizar o estabelecimento. Era preciso passar três sugestões para um órgão em Campinas, que avaliaria se não existia algum nome parecido no estado de São Paulo. Na primeira tentativa, os três nomes foram negados. Na segunda tentativa também. Na terceira, o nome Keli estava entre as sugestões, pois era o nome da cachorrinha do Fernando. Uma Cocker que já morreu. Esse nome foi aceito e assim surgiu a Panificadora Keli”, explica o proprietário.

 

Como o pai de Adriano já era aposentado na época, percebeu que o negócio seria muito trabalhoso e resolveu vender sua parte. Adriano, que já trabalhava no local desde a inauguração, decidiu comprar a parte do pai e continuar tocando como sócio. Há 20 anos, Fernando decidiu sair da sociedade e a irmã de Adriano, Luciana Santos Pereira, comprou a parte. Anos depois, a terceira irmã, Elisabete Santos Pereira resolveu entrar no negócio e hoje, ajuda a gerenciar, tornando a Panificadora Keli um estabelecimento completamente familiar.

 

Durante os mais de 40 anos, o compromisso da Keli sempre foi com a qualidade dos produtos, pois tem como princípio a excelência na fabricação própria. “Buscamos melhorar todos os dias, nossa matéria prima é o carro chefe em nossa produção. Tudo que produzimos na padaria é receituário próprio.

DESAFIOS E CARRO-CHEFE

 

Em mais de 4 décadas de história, o maior desafio é manter a qualidade dos produtos e dos serviços. 

 

“Para nós a questão da qualidade dos produtos, vem em primeiro lugar, mantendo-nos iguais nesses 40 anos. As receitas próprias se mantem ao longo de quatro décadas, tornando assim a credibilidade da Keli e a fidelidade dos nossos clientes.”

 

Como em qualquer padaria, o pão francês é a ‘menina dos olhos’, atraindo cada vez mais clientes para o estabelecimento, isso faz com que outros produtos desenvolvidos na Keli ganhem também uma projeção, visibilidade e caia no gosto de seus clientes. 

 

“Não adianta ter o melhor bolo se o pão for ruim. Bolo você não come todo dia, o pãozinho sim. Para manter a qualidade, a matéria-prima tem que ser boa e isso posso afirmar que sempre tivemos a melhor qualidade. Depois do pão, acredito que o pão de queijo, a coxinha de queijo e os salgados são produtos muito rentáveis e que saem bastante. Sempre com receita própria, acredito que isso influencia demais”, conta Adriano.

 

A Panificadora Keli se especializou em fazer coffee breaks para empresas, um serviço muito requisitado. 

Aos finais de semana a keli oferece em sua sede um delicioso buffet de café da manhã com uma grande variedade de pães, bolos, salgados, frios, sucos, café, chá. 

 

Com cerca de 380 pessoas passando diariamente pela Keli, a localização é um fator que ajuda. “Da hora que abre até a hora que fecha temos circulação de pessoas. Um diferencial é a localização. Estamos perto do velório, do cemitério e dos hospitais São Vicente e Regional. Às vezes vem gente de fora fazer exames, consultas e acabam indo tomar um café antes de voltar para casa”, revela Adriano. 

 

FUTURO

 

Para o futuro, os proprietários planejam uma reforma. “Queremos modernizar a parte de vendas. Trocar o mobiliário, implantar uma linha de atendimento diferenciada, modernizando a parte de informática e tonando mais ágil e acessível. A ideia é começar esse ano ainda”, afirma. 

 

PREMIAÇÃO

 

Recentemente, a Panificadora Keli recebeu um certificado da Secretaria de Turismo de São Paulo de “Padaria Turística”. Em Jundiaí, quatro padarias receberam o certificado.

 

Seguindo alguns critérios, as padarias que recebem esse certificado são consideradas pontos turísticos dentro da cidade. Produtos artesanais e tempo de existência são alguns dos critérios que validam o certificado. 

Com essa conquista, a Keli agora faz parte de um guia de padarias turísticas do Estado.

 

O LEGADO DE DONA ADMERES

 

Desde o início dos trabalhos da padaria a mãe dos irmãos, dona Admeres Roveri Pereira fez parte da rotina da Panificadora Keli. Teve que se afastar durante a pandemia e até hoje, aos 84 anos ainda pergunta todos os dias sobre a padaria.

 

Entre os vários legados deixados, a introdução dos salgados nas vendas foi o que mais marcou e permanece até hoje. “Se você experimentou a coxinha, a empadinha ou a massa da pizza que produzimos há 40 anos e for experimentar hoje, vai ver que é a mesma. Foi minha mãe que introduziu essas mercadorias que permanecem até hoje. É algo que não tem como mudar ou retirar. A receita é dela desde o começo”, conta Adriano. 

 

Mesmo sem ir até o local, por conta de uma mobilidade reduzida, a Panificadora Keli permanece nas orações e pensamentos de dona Admeres todos os dias

 

SERVIÇO

 

A Panificadora Keli fica na Rua Campos Sales, 516 – Centro. 

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 19h, e aos domingos, das 6h às 13h45

O menu você pode conferir em www.panificadorakeli.com.br 

Telefone: (11) 4586-6835

Ambiente acolhedor há mais de 40 anos
Ambiente acolhedor há mais de 40 anos

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.