PROGRAMAÇÃO

Exposições, show de humor e programação infantil abrem o mês de março

Confira a programação em cada equipamento cultural da cidade para sábado (02) e domingo (03)

Por Redação | 01/03/2024 | Tempo de leitura: 5 min
Prefeitura

Divulgação

As Noivas de Nelson, obra de João Ballas em exposição na Galeria Olga de Brito
As Noivas de Nelson, obra de João Ballas em exposição na Galeria Olga de Brito

Março chegou e a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), programou uma série de ações para o decorrer do mês. Para o primeiro final de semana as ações para as crianças da cidade e da região, todas com entrada gratuita, estão garantidas com apresentações na Biblioteca Nelson Foot e na Fábrica das Infâncias Japy.

Confira a programação em cada equipamento cultural da cidade para sábado (02) e domingo (03):

BIBLIOTECA NELSON FOOT

A partir das 11h, neste sábado (02), Contação de História com os atores da Cia. Inspirarte. com história sobre as Lendas Folclóricas, no espetáculo “Pela estrada afora” … A história trata de dois viajantes que passam a vida andando e conhecendo diversos lugares pelo Brasil e, a cada parada, eles abrem a mala e contam uma história.

Também neste sábado, o público poderá visitar duas exposições: no espaço Sonia Cintra, “Projeto Novos Olhares”, do Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e na Galeria Jundiaí, a mostra do artista visual Luciano Duran “Eterna Busca”.

Na Biblioteca aos sábados também acontece a Oficina de Xadrez, aberta a todos os interessados.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana o horário é das 9h às 21h.

CENTRO DAS ARTES PREFEITO PEDRO FÁVARO 

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta nesta estreia com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas. A coletiva prossegue até dia 10 de março.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h. Na semana, de terça a sexta-feira, às 10h às 21h.

FÁBRICA DAS INFÂNCIAS JAPY 

Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, no sábado e domingo – sempre a partir das 10h30, programação infantojuvenil gratuita. Neste final de semana a programação está assim definida:

Sábado, dia 02, Dia de Brincar com a equipe de recreadores da To Move.

O Dia do Brincar é um dia de brincadeiras tradicionais, de pés em contato com o chão, de fazer novas amizades, de sonhar e ser feliz. Através de cirandas, pegas, escondes, pião, cordas e bolas e brincadeiras de antigamente, as crianças se encontram com simplicidade e diversão da infância.

No domingo, dia 03 a Cia. Giro no Biombo apresenta “Um quarto de histórias – Contos de fadas e duendes”, que conta a saga das fadas que perderam suas asas ao saírem do mundo mágico em que viviam, deparam-se com um lugar cheio de histórias pra contar, dividem contos e músicas, através de objetos, mas precisam da ajuda das crianças para descobrir como recuperar as asas e voltar para casa, contando as histórias “A origem do girassol”, “Os duendes e o sapateiro” e “A fada dos ventos”.

A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE JUNDIAÍ - SOLAR DO BORÃO 

A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O visitante também poderá contemplar o jardim do Solar do Barão, um local para quem gosta de plantas, canto dos pássaros, um oásis no centro da cidade.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

MUSEU DOS FERROVIÁRIOS 

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

TEATRO POLYTHEAMA

No palco do Polytheama neste final de semana, o destaque fica para o espetáculo “Risada Solidária” um stand up, com indicação etária a partir de 12 anos, que será apresentado no sábado (02), às 20h, com Danilo Gentili, Criss Paiva, Ariana Nutt e Mauricio Dollenz.

Já no domingo (03), a apresentação acontece às 19h, com Diogo Portugal, Oscar filho, Palhaço Amendoim, Fábio Güere, Ane Freitas e Rodrigo Cáceres.

Ingressos para plateia, frisas e arquibancada a 100 reais. No Teatro, a aquisição de ingressos poderá ser feita tanto em totem eletrônico, quanto na bilheteria, que funciona de terça a sexta-feira, das 15h às 21h, e, aos finais de semana, somente quando houver espetáculos programados e até seu horário de início. Os interessados nos ingressos podem ainda adquiri-los na bilheteria do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, que fica na Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Já a bilheteria on-line para os espetáculos no teatro funciona na plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.