VIAJANDOCOMJUNIOR

O charme e a vida de Puerto Iguazú - Parte 2

Confira a segunda parte da viagem para a cidade argentina

Por Álvaro Junior | 23/02/2024 | Tempo de leitura: 5 min
Jornal de Jundiaí

Arquivo pessoal

Álvaro nas Cataratas

Olá queridos viajantes, estamos de volta nesta aventura mais que incrível que foi a viagem para Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este. Segue o nosso desbravamento da cidade argentina no texto abaixo.

No nosso primeiro dia fomos visitar as cataras do lado argentino, sim, também é possível conhecê-las em territórios hermanos, o que apenas aumenta a rivalidade entre os dois países de quem possui o melhor visual. Pagamos um pouco mais caro que o lado brasileiro e o passeio é um tanto diferente. Primeiro você embarca em um trem sem custo que te leva até a parte das trilhas. São duas maneiras de conhecer as cataras, pela trilha superior ou pela trilha inferior. Optamos por começar pela trilha superior. Todo o trajeto da trilha é feito imerso na selva argentina por meio de passarelas muito bem desenvolvidas e tudo é  bem-sinalizado. Preciso falar algo do visual das cataratas? Impressiona e emociona. Não sei quanto tempo ficamos lá apenas admirando tamanha beleza. Continuamos a trilha que leva mais a alguns mirantes de contemplação e chegamos na parte final. Um mirante que fica acima das quedas das cataratas, algo realmente muito belo e indescritível, precisa viver para sentir. O passeio poderia continuar, mas infelizmente devido as altas chuvas do ano passado a quantidade e força de água acabaram por levar parte da trilha restante, que levaria até o ponto final, a Garganta do Diabo. Finalizamos a trilha, almoçamos num restaurante dentro do parque, a opção era por quilo no formato self service, o preço foi razoável. Existiam outros restaurantes, mas com valores mais exorbitantes.

Fomos fazer a trilha da parte inferior e o passeio continua com belas paisagens em meio a selva argentina, encontro com simpáticos quatis e muita água. Não sei dizer qual foi minha parte favorita, se a superior ou a inferior. Ambas possuem mirantes de contemplação das cataras maravilhosos em que você pode ficar o dia inteiro sem nem perceber a hora passar. As cataras argentinas também possuem outros tipos de atividade, se você leu o artigo sobre Foz do Iguaçu então sabe do passeio Macuco Safari, pois bem, no lado argentino também tem um. Optamos por não fazer. Possuem outros dois passeios a barco, um estava fechado devido a desestruturação da Garganta do Diabo e o outro saia do parque das cataratas e te deixava em Puerto Iguazú, não fizemos porque estávamos no nosso carro no estacionamento.

Acha que nossa diversão acabou por aí? Fomos conhecer o famoso Crucero Iguazu, que possui diversas modalidades de escolha. Optamos pelo passeio ‘Por do Sol'. Em resumo, é um barco de dois andares que navega pelo rio Iguazu passando pelos marcos das fronteiras (de todos os países), e pela bela ponte que une Brasil e Paraguai. O passeio é super educativo, contando um pouco sobre as particularidades de cada marco, a própria ponte, assim como mais informações sobre Puerto Iguazu. O tipo de passeio que escolhemos dava a possibilidade de caipirinha a vontade, o que deu um pouco mais de graça ao trajeto. Em si ele é bem contemplativo. No serviço de bordo é possível adquirir outros tipos de bebidas, assim como de comidas. Em meio a tudo isso, na parte inferior, se encontra um cantor local que canta músicas clássicas internacionais e claro, as argentinas. Teve até uma belíssima dança de tango! E claro que ele não perderia a chance de tirar sarro de nós, um grupo de três paulistas viajantes. Pelo tempo estar um pouco fechado infelizmente não pegamos o pôr do sol, mas ganhamos um belo arco íris.

E que tal agitar um pouco a noite em um delicioso Cassino? Eu confesso, nunca havia estado em um e achei um verdadeiro charme. Quanta classe, elegância e glamour. É realmente um mundo a parte. Com todas aquelas máquinas slots, mesas de poker, black jack e muito, mas muito mais opções que eu nem se quer saberia dizer o que são para vocês. No próprio cassino existe um excelente restaurante que vale a pena a visita, você pode conferir sobre ele no carrossel de fotos que soltamos sobre as gastronomias de Foz, Puerto e Paraguai. Acreditem ou não, fomos afortunados o suficiente para ganhar não apenas o chamado “Big  Win” da maquina de slot, mas o MASSIVE WIN. Levamos para casa algumas centenas de reais. Poderíamos ter voltado com mais mas decidimos arriscar na mesa de poker, porque afinal, estávamos no cassino! Como não jogar poker?! Foi uma experiência realmente memorável que ficará para sempre guardada na memória. Aliás, este cassino que fomos é literalmente ao lado do Brasil, apenas 5km da fronteira.

Vamos finalizar nossa viagem com as deliciosas comprinhas no Paraguai. Antes de fazermos a festa quase fomos impedidos de entrar. Quando você cruza da Argentina para o Paraguai, a travessia é feita de balsa e ao chegar na Alfândega eles exigem não apenas o passaporte ou RG válido, que é o comum, mas também a carteira de vacinação contra a febre amarela. Então MUITA atenção se você cruzar Argentina para Paraguai. Agora sim, o Paraguai. Aquilo mais parecia uma rua de São Paulo, pessoas na rua, camelôs, motos passando, falta de semáforo. Uma verdadeira loucura! Para se fazer compras no Paraguai e não levar produtos falsificados é preciso ter muito cuidado e saber a loja certa. Lojas que eu indico: Shopping Mona Lisa e S.A.X mas gente, garanto para vocês que vale muito a pena investir alguns reais, ou na moeda local, guaranis, para adquirir algumas comprinhas. Sai de lá feliz da vida.

Em resumo, tanto a viagem a Foz do Iguaçu, quanto a Puerto Iguazu e Ciudad del Este, valeu super a pena. Lugares lindos, passeios gostosos, gastronomia boa e barata (Argentina e Paraguai), povo receptivo, realmente tudo de bom! Agora aqui embaixo deixarei algumas informações importantes:

·  Para rodar de carro no Mercosul é necessária a Carta Verde, certifique-se de possuir ela ou alugar um carro numa locadora que a forneça.

·  Na entrada do parque das cataratas argentinas leve cartão físico e certifique-se de que a sua bandeira é aceita. Se não tiver, leve pesos, pois reais não são aceitos.

·  Cruzamento Argentina e Paraguai necessita da carteira de comprovação contra a febre amarela.

·  Em Puerto Iguazu, é possível que seja cobrada uma taxa ambiental caso a polícia te pare (válido por 30 dias).

·  A balsa que cruza Argentina e Paraguai tem horários certos, certifique-se disso.

·  Compre os vinhos na Argentina e não Paraguai.

Quanto a alguns valores que pagamos:

· Cataratas Argentinas: média de R$ 110

·  Crucero Iguazu: média R$ 75

·  Cassino: entrada franca, gasta o que consumir ou o que jogar