CINEMA

Jundiaiense vai cobrir Berlinale

Festival de cinema de Berlim é um dos mais importantes do mundo

Por Letícia Malatesta | 19/01/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Natália Bocarena é advogada, ativista ambiental e critíca de cinema
Natália Bocarena é advogada, ativista ambiental e critíca de cinema

A advogada e ativista ambiental jundiaiense Natália Bocanera foi selecionada para participar e fazer a cobertura do 74º Berlinale (Festival de Cinema de Berlim), um dos mais importantes do mundo. Ela representa o Coletivo Crítico, uma organização independente para discussão e divulgação do cinema.

Natália conta sobre como foi selecionada para participar e fazer a cobertura do festival. "Eu gosto de cinema desde os meus 11 anos e a medida que a paixão foi crescendo, comecei a escrever sobre cinema. Na pandemia eu fiz um curso sobre linguagem cinematográfica e conheci os atuais membros do Coletivo Crítico, que hoje eu faço parte. Fizemos um cineclube e desde fevereiro de 2022 criamos o nosso site e oficializamos o coletivo", revela.

Foi então que começaram a participar de festivais nacionais de cinema. "Fomos nos inscrevendo em festivais internacionais e enfim o Berlinale nos selecionou", completa a ativista.

Natália revela como será a cobertura do evento realizada pelo coletivo. "São cerca de 150 filmes no festival, mas iremos focar em filmes dirigidos por mulheres, com foco em mulheres e pessoas negras, então eu vou tentar assistir o máximo de filmes que consigo e escrever pelo menos um pouco sobre cada um deles."

O COLETIVO

O Coletivo Crítico é composto por jornalistas, designers, advogados e outros profissionais de diversas áreas, tanto de Jundiaí como São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros.

O FESTIVAL

O 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim acontece entre 15 e 25 de fevereiro de 2024 em Berlim, na Alemanha.

A atriz queniana-mexicana Lupita Nyong'o atuará como presidente do júri da competição principal. O festival será aberto com Small Things Like These, do cineasta belga Tim Mielants

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.