PROGRAMAÇÃO

Atrações do programa ‘Cidade das Crianças’ têm início na Biblioteca e Pracinha da Cultur

São diversas as atrações programadas, como contações de histórias, apresentações teatrais, espetáculos circenses e muitas brincadeiras

Por Redação | 16/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

“Bambino e a Uva” estreou a programação de férias na Biblioteca, na tarde dessa segunda (15)
“Bambino e a Uva” estreou a programação de férias na Biblioteca, na tarde dessa segunda (15)

Esta semana, além das oficinas já em andamento na Fábrica das Infâncias Japy, começa também na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e na Pracinha da Cultura do Vista Alegre a programação gratuita de férias do programa Cidade das Crianças. Voltadas para o público infantojuvenil, são diversas as atrações programadas, como contações de histórias, apresentações teatrais, espetáculos circenses e muitas brincadeiras.

Na Biblioteca Municipal (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos), a programação começou nessa segunda-feira (15), com a contação de histórias “Bambino e a Uva”, apresentada por Alan Lopes e Nathália Carmelo, da Cia. Techniatto de Teatro. E que não por acaso contou, de modo mágico e lúdico, a história do surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, a estrela da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí.

Na plateia, a apresentação contou com visitantes até de fora do Estado de São Paulo. O musicista mineiro Jonas de Souza assistiu à contação acompanhado dos filhos Beatriz e Artur, respectivamente, de nova e três anos.

“Viemos de São João del Rey para acompanhar minha esposa Ananda, que está fazendo um curso de musicalização para bebês aqui na cidade. Quisemos aproveitar e conhecer a cidade e estamos maravilhados com a manutenção e cuidado com os espaços públicos, o olhar para as crianças e a programação pensada com cuidado. Nossa cidade tem uma tradição histórica importante, mas não tem coisas para crianças como aqui”, comentou Jonas, que já visitou com a família espaços como a Fábrica das Infâncias Japy e o Parque da Cidade. “E não iremos embora sem antes visitar a Festa da Uva”, concluiu.

As atrações na Biblioteca seguem até a sexta-feira (26), com início às 16h. Aos sábados, as apresentações são sempre a partir das 11h.

Já na Pracinha da Cultura (Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, s/n), as atrações serão realizadas na biblioteca e começam nesta terça-feira (16), com a contação de histórias “Palhacinho Sapeca”, com a Cia. Rick Kelly. A programação semanal também segue até o dia 26 e começa às 16h.

E na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens), a programação de oficinas gratuitas vai de terça a sexta-feira, até o dia 26 de janeiro. São oficinas de Torres de Bambu, Contação de História Viva, Capoeira e de confecção de tintas naturais, começando sempre às 14h, uma oficina por dia. Aos sábados e domingos, como de costume, tem ainda as contações de histórias, a partir das 10h30.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reforçou a importância da programação. “Dois dos eixos do programa Cidade das Crianças falam dos direitos à Cultura e ao Brincar. E eles estão presentes nesta programação preparada nos equipamentos da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que, além de fomentar a criação de público e repertório, fomenta o trabalho artístico local.”

Mais programação

No Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), também estão programadas apresentações para o público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças, com espetáculos na Sala Glória Rocha com os corpos artísticos municipais.

A programação começa neste sábado (20) e domingo (21), às 16h, com “R.I.P. – Uma história de amor”, o mais novo espetáculo da Cia. de Teatro de Jundiaí. Já na sexta-feira (26), às 20h, é a vez da apresentação de “Poesia em Canto”, com o Coral Municipal de Jundiaí (adulto). E no sábado (27) e domingo (28), às 16h, a Cia. Jovem de Dança apresenta seu espetáculo “Instagrimm”. Os ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria no local ou pela plataforma Sympla a partir das 10h30 do dia anterior a cada apresentação.

Os detalhes da programação completa podem ser conferidos na Agenda Cultural.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.