DIA DO LEITOR

Incentivo à leitura é importante desde cedo

O hábito de ler é desafio que pais podem enfrentar

Por Letícia Malatesta | 06/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Helena Nemezio sonha em ter uma estante recheada de livros
Helena Nemezio sonha em ter uma estante recheada de livros

Neste domingo (7) é comemorado o Dia do Leitor, data que homenageia os apaixonados pela leitura. O hábito de ler é um importante exercício para a capacidade de comunicação e auxilia na criatividade e no vocabulário. Por isso, incentivar desde cedo esse hábito é importante, mas pode ser um desafio que os pais precisam enfrentar para fazer do momento uma experiência leve e prazerosa.

Raquel Nemezio Gama, mãe de Helena Nemezio, de 5 anos e Luisa Nemezio, de 1 ano e 10 meses, conta que incentiva a leitura desde cedo. "Quando minha filha mais velha fez 6 meses, comprei livros interativos para chamar a atenção dela e eu consegui. Desde pequenas, minhas filhas já têm esse apreço por livros. A Helena sonha em ter uma estante cheia", conta.

Andrea Rodrigues começou a incentivar a leitura desde muito cedo para suas três filhas Cristiane Conceição, de 16 anos, Vitória Lura, de 13 anos e Isabella Lura, de 9 anos, levando-as em livrarias e lendo livros na hora de dormir. Hoje, depois de alguns anos, elas continuam tendo a leitura em suas rotinas.

"Minha filha mais nova, Isabella, continua apegada aos livros até hoje. As pessoas entram no quarto dela e ficam admiradas com a quantidade de livros, que vão do chão até o teto."

Janaína Marson é mãe de três meninos. Pedro, João e André Marson, de 16, 15 e 12 anos, respectivamente. Conta que introduziu a leitura em seus filhos desde a gestação. "Comecei a ler livros para eles quando ainda estavam na minha barriga, queria que tivessem essa memória auditiva. Quando bebês, eu comprava livrinhos táteis e lia vários clássicos antes de dormir."

A leitura passou a ser rotina e prazer ao longo dos anos. "No início da alfabetização, os meninos ganharam a assinatura mensal dos gibis da Turma da Mônica. Eles liam e reliam várias vezes e em pouco tempo se 'viciaram' na leitura", revela a mãe.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.