OPINIÃO

Jundiaí e sua grandeza

15/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Neste 14 de dezembro se comemora os 367 anos da cidade que possui uma beleza incomparável, com seu ar requintado de uma elegância que só ela tem, mostrando a todos que aqui chegam, que ela está de braços abertos-para-recebê-los. Jundiaí é referência nacional.

A cidade é isto que se espelha na natureza. 

Além das aprazíveis 4 estações do ano, há ainda outros, que fazem parte de nosso dia a dia, onde tudo pode acontecer, alegrias em reuniões festivas em bairros bucólicos, teatros e museus espalhando cultura, shows, incríveis roteiros turísticos, circuito das frutas, rota da uva, onde se pode cultivar todos os nossos anseios e desejos, a cidade se orgulha de seus habitantes. Nesta terra abençoada é livre a nossa capacidade de buscar a felicidade à nossa própria maneira. "O fato é que a antiga Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, iniciou-se próximo ao Rio Jundiaí com a chegada da Rafael de Oliveira, sua mulher Petronilha Rodrigues Antunes e filhos, em 1615. Assim nasceu a querida Jundiaí. De lá para cá, a cidade prosperou em marcha contínua. Todos os seus mandatários souberam cuidar com atenção redobrada do seu futuro. Deslumbra-se a olhos vistos a conquista das vantagens de uma metrópole sem perder, no entanto, a vigilante guarda no seu seio, das virtudes de uma província. O esforço, trabalho e abnegação de comunidades, transformam cada canto desta cidade num lugar de fé, amor e bondade. Sua posição geográfica atraiu grandes empresas, formando um dos parques industriais mais modernos do país.  Mas aqui, não se subestimou o passado. Os bens artísticos, os monumentos, obeliscos e marcos são instrumentos que veiculam e fazem parte da sua memória. O "Bolão", Teatro Politheama, Ponte Porta, complexo da FEPASA, Serra do Japy, Catedral, o Centro Histórico, Museu Solar do Barão, Prédio do Conde, Mosteiro de São Bento, Festa da Uva, refletem marcos efetivos da memória viva de nossa história. O presente à vista, basta enxergar, no novo complexo rodoviário, as alças sobre a via Anhanguera, obras de grande destaque nacional. Parques e praças embelezam em todas as áreas públicas. O majestoso Jardim Botânico, o grandioso Parque da Cidade e o fantástico Mundo das Crianças, o suntuoso Centro das Artes, enriquecem o lazer, a cultura, e a qualidade de vida a toda população. A Avenida Nove de Julho, bela e florida, o cartão postal da cidade. Jundiaí faz aniversário, 367 anos de trabalho, coragem e independência. Os parabéns são dirigidos a todos nós, tanto aqueles que aqui nasceram como tantos outros que adotaram esta terra. Aplausos ao prefeito Luiz Fernando, ao despertar político do grande gestor Zé Parimoschi e do incansável gestor Adilson Rosa, que não ficam em seus gabinetes fechados e saem à rua, para ouvir toda a população. Foi Deus que em momento inspirado criou esta terra. Terra das oportunidades, Terra da uva e Terra das crianças. Brindemos os ardentes beijos do sol e os afetuosos abraços da Serra do Japy. Parabéns, Jundiaí! Tenho orgulho de viver aqui!

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.