PENÚLTIMA

Rodada decisiva do Brasileirão marca véspera do fim indefinido

Por Redação e Folhapress |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Vitor_Silva
O Botafogo liderou o Brasileirão por 30 rodadas consecutivas e luta contra vexame
O Botafogo liderou o Brasileirão por 30 rodadas consecutivas e luta contra vexame

O Campeonato Brasileiro deste ano pode ser definido pela palavra "emoção". O Botafogo liderou o campeonato por 31 rodadas, mas foi ultrapassado pelo Palmeiras e também pelo Flamengo recentemente, após uma sequência de derrotas. Este Brasileirão, assim como o jogo, só vai acabar quando terminar. Hoje (3), porém, clubes que disputam o título entram em campo para a penúltima rodada da competição, na disputa mais aberta desde 2009.

O Botafogo entra em campo às 18h30, contra o Cruzeiro. O Palmeiras, às 16h, enfrenta o Fluminense. Também às 16h, Flamengo e Cuiabá se enfrentam. Com chance mínima, mas ainda não descartada, o Grêmio recebe o Vasco. Já o Atlético-MG jogou ontem, contra o São Paulo.

Na ponta inferior da tabela, há também uma peleja contra o rebaixamento. América-MG, Coritiba e Goiás já estão matematicamente fora da Série A em 2024. Já Bahia, Vasco da Gama e Santos disputam a última vaga restante na elite do Brasileirão. O Santos e o Vasco dependem só de si, já o Bahia precisaria de deslizes dos rivais também.

HISTÓRIA

Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, esta é a segunda edição mais disputada, atrás apenas do ano de 2009, em que seis clubes brigaram pelo caneco até a penúltima rodada, quando o Flamengo foi campeão. A exemplo do que tem acontecido na disputa deste ano, em que o Botafogo deixou derreter uma vantagem que chegou a ser de 13 pontos para o segundo colocado, o campeonato de 2009 acabou marcado por um vexame histórico do clube que passou mais tempo como líder, o Palmeiras.

O time alviverde, que hoje ameaça o Botafogo, vivia à época um jejum de títulos brasileiros - não vencia desde 1994 -, começou o torneio abrindo vantagem sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Disparou nas mãos do interino Jorginho, mas derrapou quando contratou Muricy Ramalho, o treinador mais prestigiado do país na ocasião, campeão do certame nacional pelo São Paulo nos três anos anteriores.

A 12 duelos do fim da competição, que havia liderado por 17 rodadas, o Palmeiras estava em primeiro lugar, com uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo colocado, o rival São Paulo, e dez à frente do Flamengo.

Porém, o time teve resultados adversos e pouco prováveis, como os empates com o Avaí e o Sport, que foi rebaixado, e as derrotas para o Náutico e o Santo André, que também caíram para a Série B. A perda da liderança ocorreu na 34ª rodada, após revés em casa para o Fluminense - o tricolor das Laranjeiras está novamente no caminho do clube neste domingo, às 16h, no Allianz Parque.

Há 14 anos, depois da perda da liderança, a formação alviverde não conseguiu retomar a dianteira e ainda acabou na quinta colocação, fora até da zona de classificação para a Copa Libertadores, algo impensável para os torcedores atualmente, já que o clube vai disputar a competição em 2024 pelo nono ano consecutivo.

Comentários

Comentários