LEITURA

Pessoas comentam sobre o sentimento de ler, no dia do livro

Dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 comemorando a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro

Por Letícia Malatesta | 29/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Jornal de Jundiaí

'A leitura é tudo, tudo, é o mundo, é o meu jeito de compreender o mundo, de entender o mundo em que vivo, entender a dimensão humana'.
'A leitura é tudo, tudo, é o mundo, é o meu jeito de compreender o mundo, de entender o mundo em que vivo, entender a dimensão humana'.

Dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 comemorando a fundação da primeira biblioteca no Brasil - Biblioteca Nacional do Brasil - no Rio de Janeiro, então capital do país.

Nesse dia, a Real Biblioteca de Portugal foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. O acervo já estava no Rio de Janeiro desde 1808, além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Celebrando a data, o JJ entrevistou diferentes pessoas, de diferentes idades, com uma pergunta em comum. "O que a leitura significa para você?"

"Leitura é um pouco da desconexão e reconexão com o mundo, simultaneamente, então quando a gente lê uma ficção, a gente se desconecta do mundo real, mas mesmo assim é uma leitura baseada no que a gente entende sobre o mundo e ao mesmo tempo a gente também pode reinterpretar o mundo ou visualizar ele de maneira imagética na nossa cabeça. Quando a gente lê um livro que faz apelos sociais, ele reinterpreta o mundo ao nosso redor, mas mesmo assim ele ainda utiliza de recursos líricos, por mais que ele não seja uma ficção, ele utiliza de recursos líricos para escrever uma própria história real. É sobre isso, sobre desconexão e reconexão com o mundo ao redor" - Gustavo Avila, 18 anos.

"Acredito que é uma forma que eu encontrei de viver a vida. Eu leio desde pequenininha, a leitura sempre foi uma parte da minha vida, eu cresci lendo livros, todas as fases da minha vida eu passei e vivi com um livro me acompanhando. A leitura é algo vivo na minha vida, que me ajudou a ser quem eu sou hoje" - Rebeca D'Angelo, 19 anos.

"Para mim a leitura é viver milhares de vidas através de palavras, que muito provavelmente eu nunca viveria. Hoje em dia é a minha maior forma de lazer, mas isso só aconteceu quando eu encontrei o meu nicho dentro da leitura" - Maria Luiza Panico, 20 anos.

"Significa tudo, quem eu sou, como eu me formei, como eu vejo o mundo. Me lembro de começar a ler na idade escolar, seis, sete anos, mas antes disso eu já tinha muito contato com os livros, eu tinha muita curiosidade. A biblioteca da cidade era um ponto de encontro entre amigos, a gente marcava de fazer trabalhos aos sábados, e aos poucos eu fui me descobrindo um leitor ávido, gostava muito de ler e fui entrando cada vez mais nesse mundo" - Fabio Ciquini, 38 anos.

"Tudo, tudo, é o mundo, é o meu jeito de compreender o mundo, de entender o mundo em que vivo. Eu não vou entender o mundo que eu vivo só pelo noticiário, eu entendo o mundo que eu vivo lendo, a dimensão humana, o sofrimento, a alegria... a leitura, te obriga fazer uma coisa muito rara na sociedade, a concentração, é um exercício de concentração, num mundo que é totalmente disperso, rápido e quando você se concentra, você se organiza internamente" - Heitor Ferraz Mello, 58 anos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.