PELA ORDEM

Confira os destaques do 'Pela Ordem' desta terça-feira (19)

Fala de Luiz Fernando Machado, prefeito expulso do partido, entre outras notícias

Por Mariana Meira | 19/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Luiz Fernando tem aposta para seu sucessor

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, tem um nome em mente quando pensa em seu sucessor: o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. O chefe do Executivo comentou sobre o assunto em uma entrevista que concedeu ao site da Jovem Pan, na qual afirmou também que vai apoiar Tarcísio de Freitas para reeleição como governador do Estado de São Paulo. Após 19 anos no PSDB, Luiz Fernando filiou-se ao PL recentemente. 

 

Partido expulsa prefeito após fala misógina

O Solidariedade decidiu expulsar do partido, por unanimidade, o prefeito de Barra do Piraí (RJ), Mario Esteves, após ele declarar, durante um evento, a intenção de “castrar” mulheres da cidade para reduzir o número de crianças na cidade. Ele ainda defendeu que a Câmara fizesse um projeto de lei para limitar o número de filhos. Em suas redes sociais, Esteves afirmou que não “teve a intenção de ofender” as mulheres, e que se expressou mal, uma vez que por “castrar” ele se referia à laqueadura. A sigla, por sua vez, não acatou a justificativa e disse que “não tolera discursos, ações e demonstrações de qualquer tipo de preconceito”.

 

Feira das Profissões pode se tornar fixa

Após o sucesso da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia de Jundiaí, que reuniu mais de 25 mil pessoas no Parque da Uva nos dias 14, 15 e 16, a Câmara agora quer torná-la um evento fixo na cidade. Assinado pelo vereador Edicarlos Vieira (PP), o Projeto de Lei nº 14.025/2023 cria a feira para os alunos do Ensino Médio, com o objetivo de ampliar o acesso dos jovens às informações sobre as oportunidades de formação profissional e promover interação entre os estudantes e as instituições de ensino e empresas do município.

 

Combater suicídio também é política

Em entrevista ao vivo no programa “Difusora 360”, da Rádio Difusora Jundiaí, na tarde de ontem, a psicóloga Juliana Camilo defendeu que a campanha “Setembro Amarelo”, movimento mundial de combate ao suicídio, é também uma organização de cunho político. “Quando falamos em prevenção ao suicídio, não podemos olhar só para a depressão e a questão da saúde mental em si, mas no acesso que essa pessoa tem a educação, a alimentação e a qualidade de vida. Suicídio é muito mais um debate político do que psicológico”, pontuou.

 

Câmara vai sediar encontro de libras

A Câmara de Jundiaí vai realizar seu 1º Encontro de Libras no dia 29 de setembro, no plenário da Casa. Com o tema “Intérpretes de Libras nas Câmaras Municipais - Desafios e Conquistas”, a proposta é debater a acessibilidade no Legislativo.

 

Assessor de Marcos Pontes visita Itupeva

O prefeito de Itupeva em exercício, Angelin Lorenção, recebeu em seu gabinete, ontem (18), o assessor do senador astronauta Marcos Pontes, Marcio Tadeu Anhaia de Lemos. O encontro foi intermediado pelo vereador Eduardo Custódio.

 

Desenrola vai entrar em uma nova fase

A nova fase do Desenrola Brasil, programa de renegociação de débitos lançado pelo governo, terá início nas próximas semanas. Desta etapa, poderão participar pessoas com renda de até 2 salários mínimos, ou que sejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com dívidas até R$ 5 mil. Para participar, os interessados devem obrigatoriamente se inscrever no gov.br. Sem esse cadastro, não é possível acessar o sistema para realizar a renegociação.

 

Geraldo Alckmin apresenta Novo PAC

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, apresentou ontem, junto do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Novo PAC ao corpo diplomático do governo. A medida prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão em áreas como transporte, saúde, educação, cultura, ciência e defesa. 

 

Porta aberta a quem fala a mesma língua

Uma portaria publicada pelo governo brasileiro abriu caminho para a regularização de cidadãos dos Estados-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Brasileira) que já estejam em território nacional, permitindo que eles requisitem uma autorização de residência de ingresso no Brasil. Angola será o principal beneficiado, com 80% das regularizações previstas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.