PREVENÇÃO

CCZE de Itatiba abre agendamento para mutirão de exames de imunidade antirrábica

Profissionais vacinados devem entrar em contato; mutirão tem início na próxima semana

Por Redação | 14/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Itatiba

Divulgação

Ação preventiva realizada no último mês em parceria com a USF: mutirão agora testa se profissionais e estudantes já estão imunes à raiva
Ação preventiva realizada no último mês em parceria com a USF: mutirão agora testa se profissionais e estudantes já estão imunes à raiva

Ação preventiva realizada no último mês em parceria com a USF: mutirão agora testa se profissionais e estudantes já estão imunes à raiva (Divulgação/USF/CCZE)

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), abriu agendamento para o Mutirão de Titulação Antirrábica Humana, destinado a todos médicos veterinários e biólogos, além de estudantes dessas áreas, que tomaram a vacina pré-exposição contra raiva.

A titulação deve ser realizada anualmente, pois é o exame que detecta o desenvolvimento da imunidade após a vacinação e, portanto, se estão protegidos contra a doença.

Esta será a terceira edição da iniciativa, realizada desde 2021, e está atrelada ao Dia Mundial de Combate à Raiva (28/09). A expectativa é de que cerca de 200 profissionais de Itatiba sejam atendidos nesta ação da Secretaria de Saúde municipal.

Será realizado em quatro dias, com início já na próxima semana, em 19, 20, 26 e 27/09.

“É importante manter a titulação sempre em dia, pois os profissionais e equipe estão expostos ao risco o tempo todo”, alerta a médica veterinária do CCZE Itatiba, Isabela Buckov. Vale lembrar que a raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida de animais para humanos. Por isso, a prevenção dela é uma ação importante na saúde pública.

Para agendar participação, o interessado deve ligar para o telefone 4524-8826 ou enviar um e-mail para ccze@visa.itatiba.sp.gov.br. Nele devem constar: nome completo, CPF, profissão, telefone e data da última dose da vacina, pois a titulação é realizada a partir do 14º dia após a última dose, de acordo com o risco a que está submetido o profissional.

Em seguida, é só aguardar, pois o próprio CCZE entrará em contato para o agendamento da coleta de sangue. A ação será feita junto com o Ambulatório Central de Especialidades (ACE-SUS). Caso o resultado da sorologia não atinja o nível de titulação satisfatório, uma nova dose de vacina deve ser aplicada e a avaliação sorológica repetida.

Vacinação em estudantes

Há menos de um mês, em 23/08, o CCZE também completou uma ação de imunização contra raiva voltada a futuros profissionais - foram vacinados 97 alunos do curso de Medicina Veterinária do campus local da Universidade São Francisco (USF).

Duas doses, com uma semana de intervalo, compõem o ciclo vacinal de imunização. Assim como veterinários profissionais, estudantes também fazem parte do grupo de risco devido à exposição permanente ao vírus da doença, que pode ser fatal.

Vacina em animais

A vacina contra raiva deve ser aplicada anualmente em animais a partir dos três meses de vida. As campanhas de vacinação estão suspensas no Estado de São Paulo, mas a vacina contra raiva segue sendo fornecida gratuitamente pelo município durante todo o ano.

Basta entrar em contato com o CCZE - o atendimento é realizado com hora marcada no prédio da Av. José Boava - 1.350, no Bairro da Ponte.

O CCZE alerta que animais estão adquirindo raiva através de morcegos.

“Quando o morcego está doente, acaba caindo no chão e o animal morde/brinca com ele, se infectando com o vírus da raiva. Entre em contato que o CCZE caso encontre morcego com comportamento anormal, caído no chão ou nos cômodos internos da casa, ou caso cão ou gato mate algum morcego”, indicou a médica veterinária. 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.