ARTE

A 35ª Bienal começa quarta (6)

A Bienal deste ano é intitulada 'Coreografias do Impossível'

Por Redação | 04/09/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Neste ano, a Bienal traz obras de 121 artistas do mundo inteiro
Neste ano, a Bienal traz obras de 121 artistas do mundo inteiro

A 35ª Bienal de São Paulo, intitulada "Coreografias do Impossível", revela a lista completa de 121 participantes, selecionados pelos curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, com projeto espacial elaborado pelo escritório Vão. A seleção reflete a pesquisa sobre as complexidades do mundo contemporâneo e os variados significados do tema.

Os participantes desafiam o impossível em suas expressões artísticas, vindos de diferentes contextos, diásporas e povos originários, promovendo um diálogo global. A Bienal abraça o conceito de impossibilidade como um elo entre movimento político e expressão artística.

Para José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, o evento marca um legado histórico, transcendendo barreiras e possibilitando diálogos sobre questões urgentes e inspirando as futuras gerações.

A equipe de arquitetura Vão lidera o projeto inovador do Pavilhão Ciccillo Matarazzo para a 35ª Bienal de São Paulo. O projeto desafia as convenções modernistas do prédio, buscando uma nova interação entre obras e visitantes, e pela primeira vez, o vão central do Pavilhão será fechado, proporcionando uma perspectiva inédita.

 

SERVIÇOS

Data: A partir de 06 de setembro de 2023. Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo.

Horários: Terça, quarta, sexta, domingo e feriado, das 10h às 19h (entrada até 18h30)

Quinta e sábado, das 10h às 21h (entrada até 20h30).

Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Parque Ibirapuera (São Paulo).

Entrada: Gratuita.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.