Opinião

Psicólogo, importante profissional de saúde

27/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Comemora-se nesse domingo no Brasil o Dia do Psicólogo, pois em 27 de agosto no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119. Trata-se de uma comemoração de manifesta relevância, pois destaca a Psicologia como uma ciência extremamente importante por cuidar do homem numa dimensão mental. Com efeito, estuda o comportamento humano e seus processos cerebrais. Pesquisa o que o motiva, o que o sustenta, o que o finaliza e seus procedimentos intelectivos, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, estuda a alma das pessoas, sendo o psicólogo habilitado a intervir nos processos dessa natureza, com a finalidade de ajudar a manter ou restabelecer a capacidade delas em enfrentarem dificuldades do cotidiano. Atualmente vem ganhando destaque como profissional de saúde, já que, ao lado de muitos outros, aplica conhecimentos e técnicas científicas visando promovê-la de uma forma mais indulgente.

O ser humano é a única espécie que tem consciência de sua fragilidade, a sobrevivência num bem-estar relativo e efêmero, estando sujeitos à dor, ao sofrimento e à morte. A moléstia estabelece novas condições, novas limitações e um novo estilo de vida. Enquanto o indivíduo não se familiariza com a doença, sente-se solto no espaço, às voltas com o mistério da fraqueza, da insuficiência e da dependência. Assim, o impacto de um diagnóstico é capaz de transformar física e psicologicamente qualquer ser humano. Daí a importância da atuação do psicólogo também no psiquismo alterado de um enfermo, já que desfilam os mais diversos anseios, além das preocupações atinentes como eventuais modificações que poderão se estabelecer em sua vida.

A psicologia atua, muitas vezes, integrada a outros campos como, por exemplo, ao Direito através da Psicologia Forense ou Jurídica, que auxilia sobremaneira a aplicação da legislação em todas as áreas principalmente nos procedimentos relativos à guarda, adoção, visitas e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, através de necessárias e valorosas avaliações. Também nas Varas Criminais, participa com exames criminológicos, para consideração das condições iniciais no cumprimento da pena e na elaboração de laudos para progressão no regime de sua execução.

Entendemos que o trabalho que psicólogo desenvolve deveria ser mais valorizado, já que é ele que tange no que há de mais precioso e sagrado de uma criatura: seus segredos, seus medos, suas alegrias e inquietações, ajudando os indivíduos serem mais felizes. Conhecendo a relevância destes profissionais no contexto geral, em sua luta diária por uma atenção à saúde cada vez mais humanizada, parabenizamos por seu dia e por sua luta constante em prol da dignidade dos seres humanos.

VOLUNTARIADO - No Brasil, comemora-se a 28 de agosto o Dia Nacional Do Voluntariado, instituído por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney em 1985. Em  estudo realizado na "Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança", definiu-se o voluntário "como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional". Trata-se assim de uma data que enaltece a cooperação, a solidariedade, a fraternidade e o engajamento como molas propulsoras de grandes realizações visando exclusivamente ajudar o próximo, sem quaisquer interesses a não ser o de engrandecer e aprimorar a convivência humana, propiciando condições de uma vida mais digna para todos.

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor, professor da faculdade de direito e ex-presidente da Academia Jundiaiense de Letras e Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas (martinelliadv@hotmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.