Opinião

Estão chegando as flores!

25/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Crescemos sempre ouvindo histórias sobre lugares distantes nos quais todos pareciam muito felizes e tranquilos. Talvez seja por isso que sempre pensamos em belas cidades, quando falamos e retratamos essas histórias. Mas na maioria das vezes não é em qualquer lugar que é possível encontrar essa estética tão mágica e até nostálgica! Em outras oportunidades, nossos olhos ficam embaçados pelas refregas burocráticas e não nos percebemos das nossas belezas naturais. É preciso explorar os lugares certos. Tenho visto nas redes sociais o encantamento das pessoas por mais um pôr-do-sol, por uma manhã radiante, pela mansidão verde da Serra do Japi. Isto, coisas do outono. Imaginem quando como serão lindos a primavera e verão. A rainha primavera, para quem quer vê-la em sua época mais brilhante e florida do ano. Nossa terra tem cenário digno de conto de fadas. Há uma trilha encantadora a ser perseguida. Desde o agradável Parque da Cidade, o divertido Mundo das Crianças, passamos pela serena Represa, e encontramos o harmônico Jardim Botânico. Seguimos ao vale do rio Jundiai, com suas margens arborizadas, atravessamos a velha ponte, seguindo pela rua do SESÃO com seus ciprestes italianos e entramos pela Rua Anchieta, coberta por um túnel da natureza de arvores centenárias. Descemos e encontramos o cartão postal da cidade, a avenida Nove de Julho. O histórico Córrego do Mato ainda corre com suas águas limpas e transparentes. As frondosas palmeiras do JundiaíShopping, que exemplo de beleza para a cidade, quais bandeiras agitadas pela suave brisa da Serra do Japi. A panorâmica Rotatória das Águas, que circulam, em cascata, por entre as decorativas pedras. Subimos a avenida Coleta Ferraz pela calçada de madeira, cercadas de plantas coloridas. Paramos na saudável praça entre o jardim Paulista e o jardim Santa Adelaide. Lá há um pedaço de mata ciliar, onde do seu seio brota uma nascente de curso de agua. Todo o exuberante percurso mostra um cenário digno de muitas arvores, a atrair os olhares sedentos para apreciar as flores que colorem a cidade. São ipês amarelos, brancos, rosas, quaresmeiras, resedás, cerejeiras, flamboyant, manacás da serra, magnólia, dama da noite e tantas mais. Vislumbrei, nestes dias, uma cena das mais belas que há muito não se via. Dezenas de crianças, entre elas minha neta Leticia, colhendo amoras no Parque. Estranho festival da alegria, de quem o celular e a televisão não podem realizar. Tudo isso ainda abrilhantado com o cantar dos pássaros. Eles também descobriram este lado natural oferecido. São bem-te-vis, pintassilgos, canários da terra, sabiás, maritacas, tucanos, coleirinhas, bicos de lacre, e outras espécies que encontraram o melhor abrigo para voarem em liberdade. "Vê o sol iluminando por onde estamos indo." Neste cenário que se desponta com a chegada da Primavera, dê um tempo a sua paz interior. Não perca da vida: mais um pôr-do-sol, o canto do bem-te-vi e uma bela orquídea que debruça sobre a Serra do Japi.

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)