LITERATURA

Jovem escritora lança livro em Jundiaí sobre a verdadeira história de dona aranha

A obra apresenta projeto gráfico e ilustrações que dialogam com uma personagem persistente e corajosa; o evento contará com show do coletivo Patuscanto

Por Redação | 24/08/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação/Júlia Moretzsohn

Inspirado no conto A Infinita Fiandeira, do escritor moçambicano Mia Couto, que conta a história de uma aranha-artista, e na cantiga popular A Dona Aranha, que traz a personagem como teimosa e desobediente, a jovem escritora Fernanda Nunes, radicada em Campinas (SP), decidiu apresentar sua versão da protagonista no livro "A verdadeira história da Dona Aranha". O lançamento em Jundiaí acontece no dia 26 de agosto, às 11h, na Biblioteca Municipal "Professor Nelson Foot", com show do coletivo Patuscanto, que apresenta canções brincantes que passeiam por diferentes gêneros tradicionais brasileiros, como a bossa-nova, maracatu, frevo e arrasta-pé.

Com edição caprichada, o livro, de 24 páginas, em formato canoa, tem costura como acabamento, para remeter às linhas das teias da Dona Aranha. Além disso, possui um pôster com curiosidades de outras espécies de aranhas. As ilustrações são de Giovanna Poletto, e o projeto gráfico de Laís Blanco. O projeto foi contemplado no ProAC 22/2022 - Literatura/Realização e Publicação de Obra Infanto-Juvenil Inédita.

O livro, segundo a autora, tem como principal relevância a valorização da infância e da narrativa oral, reconhecendo as potências do entretenimento infantil. Foi escrito em 2020 a partir das inquietações provocadas pela música da cantiga popular brasileira A Dona Aranha. "As canções infantis e cantigas populares são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, pois, por meio delas, é possível trabalhar vários conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver habilidades como motricidade, ritmo e expressão corporal e artística. Reforçando essa importância, o livro propõe uma outra perspectiva da música, baseando-se também no conto “A infinita fiadeira” do autor moçambicano Mia Couto", destaca Fernanda Nunes.

Outro aspecto importante da criação está no diálogo da narrativa com o universo infantil por meio da ilustração e do projeto gráfico, disponibilizando ferramentas imagéticas que influenciam na expressividade do público. "No projeto, tento ilustrar o universo da dona aranha, brincando um pouco com a sua perspectiva. A ideia foi inserir com as ilustrações, outras pequenas narrativas que complementam o texto. As cores utilizadas foram inspiradas nas próprias cores das aranhas. Já nos traços, feitos de forma digital, usei um pincel que lembra um lápis de desenho para mostrar a própria questão do ser artista que a dona aranha apresenta. No livro, às vezes, as coisas estão ampliadas para mostrar que algo que para nós é pequeno, para os aracnídeos e insetos pode ser uma imensa montanha. Assim, entramos em contato com outros universos e pontos de vista”, detalha Giovanna Poletto.

"Após muitos encontros regados a boas referências, imaginação e citações científicas sobre aracnídeos, recebi as ilustrações para compor o texto que já conhecia. Diagramar este projeto foi prazeroso pois envolveu muito afeto nas relações que estabelecemos de trabalho, feito linha de teia, sempre em conexão", complementa Laís Blanco, designer e diagramadora do projeto gráfico.

A verdadeira história de Dona Aranha será distribuído às escolas públicas e particulares. Cada exemplar também será vendido a R$ 20.

QUEM É QUEM 

Fernanda Nunes é atriz, produtora e arte-educadora formada pela Universidade Estadual de Campinas. Escreve desde 2016 como curiosa, arriscando imaginários. Desde 2020 trabalha com o olhar mais atento para as infâncias a partir da narratividade, do teatro e da contação de histórias.

Giovanna Poletto é ilustradora, formada em Artes Visuais pela Unicamp. Atua na intersecção entre arte, educação e produção cultural. Além da área de publicações, realizou animações em stop motion para a Semana Mundial do Brincar no Sesc Jundiaí (2020), projetos de identidade visual e murais de ilustração.

Paralelamente desenvolve um trabalho como educadora em exposições e realiza uma pesquisa de Mestrado pela Universidade do Porto sobre acessibilidade em espaços culturais.

Laís Blanco é artista visual, designer e atelierista, graduada em Licenciatura e Bacharelado pela Unicamp. Estudou fotografia e escultura na Universidade de Évora, em Portugal. Tem como pesquisa a fotografia analógica, processos laboratoriais de impressão, o designer gráfico de publicações impressas e estuda a linguagem gráfica da criança.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Texto: Fernanda Nunes

Ilustrações: Giovanna Poletto

Criação e concepção: Fernanda Nunes, Giovanna Poletto e Laís Blanco

Projeto gráfico e Diagramação: Laís Blanco

Revisão: Ana Julia Carvalheiro Costa

Audiodescrição e narração: Isadora Ifanger

Consultoria de audiodescrição: Ana da Hora

Biólogo consultor: Lucas Liezack

Fotografia: Júlia Moretzsohn

Assessoria de imprensa: Boas Histórias Comunicação

Assistência de Produção: Vitoria Oliveira

Coordenação de produção: Fernanda Nunes

SERVIÇO

Lançamento do livro em Jundiaí e Show do Coletivo Patuscanto formado por Analu Geraldini, Clarice Ariela, Mariana Talamini, Paula Lins.

Quando: 26 de agosto de 2023, às 11h.

Onde: Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot (Av. Dr. Cavalcanti, 396 - Vila Arens, Jundiaí - SP).

Gratuito.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.