
Com o avanço da tecnologia, os famosos smartphones são lançados em massa com cada vez mais funções, fazendo com que os proprietários de celulares mais antigos sofram com a mudança constante e precisem se adaptar.
Aline Ramos de Oliveira, gerente de uma operadora de celulares, explica que existem alguns modelos antigos de celulares que ficaram desatualizados. "Alguns celulares da linha antiga ainda fazem ligações, mas não têm as funcionalidades atuais e tecnológicas que os smartphones. Sempre são lançados novos modelos com novas tecnologias que os anteriores não conseguem acompanhar", explica.
Suellem Mendes Santana, 32 anos, comerciante de uma loja de assistência técnica, afirma que o público mais velho acaba sentindo mais os impactos do avanço da tecnologia. "Temos um público idoso que entende de tecnologia e outro que até hoje não se acostumou com isso e prefere os aparelhos mais simples que só fazem ligação", conta.
"As marcas vão lançando muitos aparelhos novos, mal lançou um e já tem outro, tem aparelho que não acompanha a tecnologia de hoje em dia. Com o 5G em vista, vai ter muito aparelho que vai precisar trocar o chip para outro que tenha essa função. O chip também passou por várias evoluções e hoje tem celulares que não precisam mais do item, como alguns modelos de Iphone, que utilizam um aplicativo", ressalta a comerciante.
IDOSOS
A dona de casa Silvia do Amaral Reis, 75 anos, conta que teve que trocar seu celular antigo, de mais de 10 anos, para um atual e que sofreu para se adaptar. "Eu fiquei chateada porque ele funcionava muito bem e foi um presente especial, eu guardava de lembrança mas, com o tempo, ele começou a apresentar algumas falhas. Nunca quebrou, funcionava direitinho, mas, quando começou a apresentar problemas para fazer e receber ligações, tive que trocar para um celular mais atual", conta.
Silvia está aprendendo aos poucos a utilizar o celular novo. "A sorte é que eu tenho dois filhos que me ajudam, então eu vou acompanhando, eles me ensinam. No primeiro dia eu nem consegui mexer, mas com o tempo estou aprendendo. Como eu, tem muita gente que vai sofrer. Para quem é mais velho é difícil", explica a dona de casa.
AVANÇOS
De acordo com o técnico de suporte de sistemas Thiago Silva Souza, 21 anos, o desuso dos celulares se deu pelo avanço tecnológico e pela chegada dos sistemas operacionais, que tornaram os smartphones uma ferramenta de trabalho e lazer, além de conectar pessoas do mundo inteiro através das redes sociais, o que um celular antigo não consegue realizar. "Hoje em dia os smartphones são utilizados para muitas tarefas, como gravação de vídeos ou filmagem de filmes, fotografias profissionais, geração de planilhas, textos, edição de mídia, entre outras coisas. Os celulares ainda existem no mercado, mas não se comparam aos smartphones, além do alto processamento, bateria, armazenamento e câmeras de alto desempenho, podem realizar muitas tarefas dispensando computadores, relógios, rádios, TV's, câmeras digitais, e com isso vem um custo mais alto", explica.