Você acredita que é possível usar a mente para curar doenças do corpo, do coração e da alma? Pois a ciência vem mostrando que "impulsos mentais" (pensamentos e sentimentos) podem se converter em mensagens neurais sim. Esta conversão entre pensamentos e neuroquímica ocorre numa região do cérebro chamado sistema límbico-hipotalâmico. Ele existe e deve ser estimulado.
Estas moléculas advindas desta neuroquímica, também podem se dirigir ao sistema endócrino e produzir diversos hormônios que irão regular a expressão dos genes nos núcleos, garantindo tanto o bem-estar como mal-estar, tanto a saúde, como as doenças, dependendo de como forem estimulados.
O corpo físico é o material do organismo humano, já a mente são as nossas funções relacionadas com a cognição e o espírito seria o "imaterial", o princípio animador e vital, que transcende a matéria, o sopro vital, a vida.
Quando esses três aspectos, corpo, mente e espírito, estão em sintonia, podemos dizer que o ser humano está em equilíbrio, gozando a vida em sua plenitude.
Quando será que entenderemos que é através da liberação de forças contraídas no corpo físico que permitiremos a expansão e a liberação da nossa consciência?
A tão falada expansão da consciência nada mais é do que percepções sobre si mesmo, em relação ao universo. Quando uma pessoa deixa de viver no modo automático e abre seus olhos para entender seus sentimentos, emoções e as reações que eles geram em seus pensamentos e comportamentos, ela expande sua consciência. Com isso, passa a se atentar para a energia que emana e atrai através de suas ideias e atitudes. Portanto, expandir a consciência é desfrutar ao máximo da extraordinária aventura que é viver.
Quando o nosso corpo relaxa, a consciência é descarregada, desbloqueando os poderes latentes da nossa mente, geralmente sobrecarregada.
Essa transformação do físico/mental ao cósmico/espiritual é como uma transformação do profano ao sagrado. Repleto de um poder libertador e curador.
A respiração é um poderoso caminho que pode conectar corpo, mente e espírito na busca pelo equilíbrio. Quando feita da maneira correta, acalma os pensamentos, relaxa o corpo e abre a mente.
O ritmo e a intensidade da respiração é algo inseparável de nosso estado físico e mental. Para acalmar a mente, devemos primeiro, acalmar nossa respiração. A mente segue a respiração e o corpo segue a mente. É um processo cíclico, vital e muito energético.
Para isso é preciso treinar a respiração, de maneira muito simples, silencie, respire lentamente e profundamente, sinta-se calmo e confortável, e terá uma bela conexão de você com você mesmo! Corpo, mente e espírito completamente integrados, equilibrando sua saúde. Muita saúde a todos!
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)