Fernando Diniz é o primeiro técnico ex-Paulista a assumir a seleção brasileira. Com passagem pelo Galo entre 2010 e 2011, o atual treinador do Fluminense irá ocupar o cargo de Ramon Menezes de forma interina, até a chegada de Carlo Ancelotti prevista para 2024.
Diniz começou sua carreira como treinador no Votoraty, time de Votorantim que já foi extinto. Chegou ao Galo em 2010 e foi campeão da Copa Paulista batendo o Red Bull Brasil na decisão. O treinador renovou o seu contrato para o comandar o time no Paulistão de 2011, mas permaneceu apenas cinco rodadas e foi demitido após um início ruim no torneio.
Após saída do Galo, Diniz continuou comandando equipes do interior de São Paulo, como o Botafogo de Ribeirão Preto, Atlético Sorocaba, Audax, Oeste, Guarani, entre outros.
Antes de iniciar a carreira como treinador, Fernando Diniz atuou no Paulista entre 2006 e 2007 como meio-campista, mas disputou apenas 16 partidas. Ele também jogou pelo Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Flamengo, entre outras equipes do país.
Outro ex-Paulista que assumiu a seleção brasileira como técnico interino foi Candinho, nos anos 60, ocupando a vaga de Vanderlei Luxemburgo. Porém, ao contrário de Diniz, Candinho só atuou no Galo como atleta e não chegou a dirigir o time jundiaiense.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Fernando Diniz teve seu nome acertado na CBF e deve ser anunciado ainda esta semana. O combinado nas negociações é que o treinador concilie o trabalho com o Fluminense e se apresente nas datas Fifa para comandar a seleção.