MUNDO ROSA

Boneca Barbie ainda é o brinquedo preferido das meninas

Por Rafaela Silva Ferreira | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí
As bonecas mais vendidas são as clássicas, como a da linha 'fashionista' e também os modelos com acessórios, como os pets em geral
As bonecas mais vendidas são as clássicas, como a da linha 'fashionista' e também os modelos com acessórios, como os pets em geral

Mesmo em um mundo cada vez mais digital e repleto de opções de entretenimento, a clássica boneca Barbie continua a ser a preferida das meninas quando se trata de brinquedos.

Em visita a uma loja de brinquedos na rua do Rosário, o JJ confirmou que a Barbie ainda é uma das opções mais procuradas nas prateleiras. A gerente Luciene Costa de Santana conta que a demanda atual pelas bonecas é grande. "As Barbies são sempre um sucesso. Elas são constantemente vendidas, e temos clientes que vêm especificamente em busca delas. Atualmente, meninas com idades entre seis e sete anos são as que mais pedem as bonecas como presentes aos pais", explica.

Com a estreia do filme da boneca confirmada para 20 de julho, Luciene comenta que o longa pode fazer com que mais adolescentes passem a comprar o brinquedo. "O filme está prometendo muito e por ter atores que são muito conhecidos, os adolescentes podem se interessar. Num aspecto de colecionador, talvez."

Na loja, as bonecas são vendidas a partir de R$ 39,90. A coleção de brinquedos inspirada nos personagens do longa estrelado por Margot Robbie, estão previstos para chegar alguns meses depois do lançamento do filme nos cinemas.

Vanessa Donatti, proprietária de uma loja de brinquedos na Vila Arens e colecionadora das bonecas Barbie, explica que esse brinquedo é um clássico. "A Barbie sempre vendeu e sempre venderá. Quando temos um lançamento em mídia como o filme, por exemplo, a procura se intensifica."

A proprietária ainda atribui a boneca a um mundo que incentiva a brincadeira do faz de conta, com muitos personagens, roupas, casas e veículos. "Para que as crianças de hoje em dia não percam esse interesse de brincadeiras manuais e lúdicas, a Barbie é importante."

Vanessa indica que as bonecas mais vendidas são as clássicas. "Básicas, como a da linha 'fashionista', bailarina e também os modelos com acessórios, como os pets em geral. Os preços são de R$ 39,90 a 159,90. Em épocas especiais, como dia das crianças e Natal, a procura é maior pelos Playsets (casas, veículos, food truck, etc)."

CRIANÇAS

A intérprete de libras Ana Paula Pantaleão Tiróla conta que sua filha, Ana Luíza Pantaleão Tiróla, 10 anos, desenvolveu interesse pelas bonecas porque sua irmã mais velha sempre brincou com elas. "A Barbie sempre foi uma representação de ser quem ela quiser. Ela é médica, veterinária, confeitaria, princesa, dona da própria casa, do próprio carro. E hoje, a boneca traz uma representatividade ainda maior, com as versões da Barbie cadeirante, preta, e a com aparelhos auditivos pink, que são iguaizinhos aos da Lu, que é surda. A representatividade é uma força. E através de brincadeiras, a Lu se vê inserida no mundo, podendo ser quem ela quiser."

O estudante de publicidade e propaganda, Gustavo Marques, conta que sua irmã Heloísa Marques Domingos, de oito anos, sempre foi muito vaidosa e sua cor favorita é o rosa. "Acredito que o motivo do interesse foi exatamente a similaridade e identificação dela com a personagem. Além do mais, a Barbie é um ícone atemporal, que vai passando de geração a geração."

Heloísa adora todas as versões da Barbie, mas a sua preferida é a Barbie Sereia. Gustavo comenta pontos positivos para o desenvolvimento dela em relação à isso. "A Barbie é uma excelente motivação para buscar aquilo que você sonha em ser. Pois, ao ver as diferentes profissões e estilos de roupas, cabelo, tom de pele que a Barbie possui, demonstra que qualquer menina pode ser o que ela quiser, escolher onde quer estar e, claro, sem perder o bom gosto pela moda", finaliza.

Comentários

Comentários