PARQUE DA UVA

Em Conexidades, Jundiaí é vitrine para municípios

A Segundo dia de evento, ontem, teve painel do prefeito Luiz Fernando Machado para plenária lotada

Por Mariana Meira | 15/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

ARQUIVO JJ

Prefeito de Jundiaí apresentou a centenas de pessoas políticas públicas para a infância no município
Prefeito de Jundiaí apresentou a centenas de pessoas políticas públicas para a infância no município

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, apresentou ontem, no segundo dia da 6ª Conexidades, que ocorre no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), o painel “Primeira infância: lugar de criança é no orçamento”. Acompanharam a apresentação, no palco, o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e o presidente da Câmara de Jundiaí, o vereador Albino (PL).

Em uma plenária lotada de visitantes, incluindo representantes de outros municípios, o chefe do Executivo explicou sobre a prefeitura desde a divisão estrutural de plataformas de governo até as políticas públicas voltadas às crianças, segundo ele a grande prioridade da atual administração. “É nos anos iniciais de vida que acontece a maior parte do desenvolvimento cognitivo e motor, principalmente até os seis anos. E é responsabilidade dos prefeitos e prefeituras do país pensar nelas”, disse.

Luiz Fernando apresentou os principais programas que são desenvolvidos pela gestão com esse foco, começando com os voltados aos cuidados desde a gestação, por meio de ações elaboradas no Hospital Universitário (HU), e passando por iniciativas como o Comitê das Crianças.

Criado em 2018, o órgão reúne hoje 24 membros, com foco na proposição e deliberação de melhorias para a cidade sob a perspectiva de crianças de até 12 anos de idade. “Eu oriento que vocês, prefeitos, implementem um Comitê das Crianças nas suas cidades também”, destacou o prefeito.

Por fim, ele mostrou ao público o atual modelo de educação implementado na rede municipal de ensino, chamado de “desemparedamento”. Pauta global, a iniciativa visa pulverizar o plano pedagógico para além da sala de aula, propondo atividades em outros espaços de ocupação, como as hortas escolares, hoje presente em toda a rede.

Além do prefeito, o segundo dia de Conexidades contou com um painel sobre acessibilidade, com a presença do secretário dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, do Diretor-Superintendente do Sebrae São Paulo, Nelson Hervey Costa, do presidente da Câmara Municipal de Nuporanga, Victor Gabriel Vieira e da vereadora de Penápolis e presidente do Parlamento Regional de Penápolis, Letícia Sader.

Sobre saúde, se apresentaram o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, o gestor de Saúde de Jundiaí e Diretor do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASENS), Tiago Texera, o médico e ex-deputado estadual e federal Walter Feldman, o prefeito de Tarumã e fundador do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), Oscar Gozzi, e o prefeito de José Bonifácio e presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense, Dilmo Resende de Carvalho.

A programação segue até sábado (17), com entrada gratuita, mediante inscrição. O site do evento tem todas as informações: conexidades.com.br.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.