SINTOMAS

Além de Douglas Costa e Mariana Giordano, outra mulher morreu após evento em Campinas

A outra vítima apresentou os mesmos sintomas que o casal teve, mas, assim como Douglas, ainda não teve resultado do exame divulgado

Por Redação | 13/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

O carrapato-estrela é transmissor da bactéria que causa a febre maculosa
O carrapato-estrela é transmissor da bactéria que causa a febre maculosa

Após confirmação da febre maculosa como causa da morte da dentista e biomédica Mariana Giordano, namorada do piloto e empresário jundiaiense Douglas Costa, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas informou a mulher esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Douglas teve os mesmos sintomas que Mariana e também teve diagnóstico clínico de febre maculosa, mas o resultado do exame dele ainda não foi divulgado.

Além do casal, Uma terceira pessoa, uma mulher de 28 anos, de Hortolândia, frequentou o mesmo evento e também morreu com os sinais da doença. Os exames dela seguem em análise, também pelo Instituto Adolfo Lutz. Tanto esta mulher quanto Douglas e Mariana morreram no dia 8 de junho. Os casos eram suspeitos de febre maculosa, dengue ou leptospirose.

Campinas e região são áreas endêmicas para a febre maculosa. Neste ano, com o caso da dentista, já são três casos de morte pela doença confirmados no município até o momento. Duas pessoas eram moradoras da cidade e a terceira foi a dentista de São Paulo. Os outros dois casos que estão em análise podem aumentar o número.

RISCO

Campinas fechou 2022 com o segundo maior número de mortes causadas por febre maculosa desde 2007, quando começou a série histórica. Dos 11 moradores que contraíram a doença no ano passado, sete morreram. Nos últimos 15 anos, o total de óbitos registrados em 2022 só é menor do que o observado em 2019, ano em que dez vidas foram perdidas. Já o número de infecções se igualou a 2021 como o quarto mais elevado da série.

AÇÕES

Imediatamente após ser notificado dos casos, nesta segunda-feira, 12 de junho, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) desencadeou uma série de ações de prevenção, informação e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida. O Distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença.

Nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos (pesquisa acarológica) no espaço.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    15/06/2023
    É sempre assim, depois da porta arrombada aparecem as \"Toridades\"!