EM JUNDIAÍ

Roubo a empresa acaba em tiroteio entre ladrões e PMs e um homem preso

O caminhoneiro baleado, por ladrões, estava do lado de fora da empresa e acabou sendo vítima, a princípio, por ter presenciado a ação criminosa

Por Fábio Estevam | 05/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Polícia

JORNAL DE JUNDIAÍ

O caso foi registrado no Plantão Policial e será investigado pela Polícia Civil
O caso foi registrado no Plantão Policial e será investigado pela Polícia Civil

Um roubo a uma construtora no Distrito Industrial, em Jundiaí, na noite deste domingo (4), acabou em troca de tiros entre bandidos e policiais militares, sendo que um suspeito foi preso após perseguição. Durante a ação criminosa, que durou cerca de duas horas, um caminhoneiro foi baleado nas costas pelos bandidos e socorrido ao hospital em estado grave. Vinte rolos de cabos metálicos, avaliados em R$ 100 cada, que já haviam sido separados pelos ladrões, foram recuperados pelos PMs.

Era por volta das 20h30 quando, segundo o vigilante da empresa, três homens armados com pistolas e um revólver, todos com toucas e luvas, o renderam na cabine onde ele estava - ele também conseguiu visualizar um quarto bandido entrando na empresa. Um dos assaltantes permaneceu com ele, apontando a arma para sua cabeça, enquanto os demais foram para o interior da empresa. Após cerca de duas horas, os bandidos que tinham entrado no estabelecimento, retornaram, informando ao comparsa que já haviam “pegado tudo que tinham que pegar”, e que iriam embora, ordenando que o vigilante abrisse o portão, pois um carro entraria para pegar o material já separado.

Ameaçado de morte, o vigilante abriu o portão e, minutos depois, viu um veículo Onix prata passar direto pela empresa onde estavam, momento em que um dos bandidos se irritou e disse: “não é possível, ele não tá vendo o portão aberto, passou direto”, se referindo ao integrante do bando, que não entrou com o carro para pegar os cabos.

Um motorista de um caminhão, que estava estacionado próximo à empresa, se aproximou para saber o que estava acontecendo e também acabou rendido pelo assaltante que estava retendo o vigilante. Na sequência, houve um disparo de arma de fogo, do lado de fora - que posteriormente foi constatado ter sido disparado pelos integrantes do Onix, contra outro caminhoneiro, que também estava estacionado no local.

Dois minutos depois, o Onix voltou até a entrada da empresa, quando os assaltantes subiram a bordo do automóvel e fugiram, batendo no portão antes de saírem. Após a fuga dos bandidos, o motorista do caminhão (que havia sido rendido e retido) ligou para Polícia Militar e foi socorrer seu colega, que havia sido atingido pelo disparo.

POLÍCIA x BANDIDOS

PMs que faziam patrulhamento ostensivo pela região foram acionados para atender a ocorrência de roubo em andamento. Ao chegarem ao local dos fatos, avistaram um veículo Onix, prata, parado ao lado de um caminhão. Os policiais avistaram, ainda, um suspeito entrando pelo lado do passageiro do Onix, momento em que deram ordem para se renderem. O veículo saiu em disparada, sendo seguido pela guarnição, desobedecendo as ordens de parada.

Durante a perseguição, pelas ruas do Distrito Industrial, o condutor adentrou à rua Anta Gorda (em uma área de mata), sendo que os indivíduos tentavam desembarcar do veículo ainda em movimento. Posteriormente, o homem parou o veículo, momento em que dois ocupantes desembarcaram. O condutor efetuou um disparo em direção aos policiais e fugiu em direção a um barranco, sendo perseguido por uma militar. O passageiro também desembarcou atirando, momento em que aconteceu uma troca de tiros - ninguém foi atingido.

O homem (carona do carro) conseguiu sair da vista dos PMs, que logo receberam reforços e realizaram um cerco pelo bairro Jardim Tulipas, conseguindo, pouco tempo depois, deter um suspeito.

De acordo com os PMs, ele confessou que participou do roubo informando o nome de um de seus comparsas.

Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi preso em flagrante por roubo, qualificado pela participação de mais pessoas, violência e ameaça com arma de fogo, violência praticada com resultado de lesão grave, e retenção de vítima.

O caso será encaminhado ao 5º DP, sendo que possivelmente deverá ser investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.