
O Grupo JJ de Comunicação/Sampi divulgará, a partir deste mês, diferentes pesquisas sobre o cenário eleitoral para 2024 e a avaliação das gestões municipais de 11 cidades. Serão analisadas Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Louveira, Jarinu, Itatiba, Francisco Morato, Franco da Rocha e Cajamar. A pesquisa será realizada pela Ágili Pesquisas e Marketing, agência de Londrina, no Paraná, especializada na elaboração de pesquisas.
Em cada um desses municípios, será feito um estudo, primeiramente, sobre a avaliação dos habitantes a respeito da gestão, juntamente com perguntas referentes a temas pontuais de acordo com cada realidade local (saúde, educação ou transporte, por exemplo). Por fim, os munícipes serão ouvidos sobre questões eleitorais, opinando sobre conhecimento dos candidatos às eleições municipais de 2024, bem como primeiras intenções de voto e possíveis rejeições à determinada figura política.
Os resultados dessas pesquisas, que terão amostras de populações diferentes conforme cada cidade, serão publicados pelo JJ a partir deste mês, com outras divulgações previstas também para o ano que vem. "A intenção é medir essas opiniões até 2024. O objetivo é esclarecer a população com informação democratizada, para que ela tenha poder de cobrança da administração de sua cidade e também para que consiga identificar em que posição está seu candidato, afinal, a informação obtida ali é o retrato da opinião popular", explica Júlio Cesar Sanches, diretor comercial da agência, que também produz pesquisas para outros veículos de comunicação ligados a Rede Sampi.
Segundo ele, que é formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação, os mesmos questionários serão reaplicados ao longo desse prazo, para mensurar as eventuais transformações de opinião das pessoas. "Muito se engana quem pensa que aquele candidato que começa a pesquisa na frente necessariamente é o que tem as eleições ganhas. Há um dinamismo no processo, no qual acontecem coisas todos os dias e estas impactam negativa ou positivamente, o que as pesquisas conseguem captar por partes."
Tobias Muzaiel Júnior, diretor vice-presidente do Grupo JJ de Comunicação, ressalta que, graças à convergência de mídias do veículo, hoje presente nas versões impressa e digital, além de contar com uma programação extensa na Rádio Difusora e com perfis ativos nas redes sociais, as pesquisas, feitas por uma empresa idônea e experiente, vão ajudar o cidadão a ter acesso a uma informação transparente e fidedigna ao recorte do momento em que serão aplicadas.
"Com a influência que o JJ tem hoje na região de Jundiaí, a expectativa é de que, com essa parceria, possamos auxiliar de forma imparcial o leitor, o ouvinte ou o webespectador a formar uma opinião com base em dados mais sólidos, o que é muito importante em tempos de fake news. E o fato de as pesquisas analisarem também outras cidades de fora da região só mostra o alcance ilimitado possibilitado por essa era da internet", aponta.