BARULHO CHATO!

Motos 'randandan' e com escapamentos 'tubão' e 'estralador' são alvos da PM em Jundiaí

Durante a operação, oito motociclistas foram autuados por estarem transitando com o escapamento alterado, diferente do original, e produzindo ruído excessivo

Por Fábio Estevam | 27/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Polícia

DIVULGAÇÃO

As operações contra motos barulhentas serão intensificadas
As operações contra motos barulhentas serão intensificadas

A Polícia Militar autuou oito motociclistas por irregularidades no escapamento de suas motos, durante operação realizada neste fim de semana na avenida 9 de Julho, em Jundiaí. Ao todo 37 motocicletas foram abordadas durante a blitz, que teve por objetivo a constatação de escapamentos produzindo ruído excessivo, nas chamas motos 'randandan'.

Segundo a Corporação, esse tipo de problema tem sido recorrente e motivo de muita reclamação por parte da população na cidade. "Por isso, as operações serão intensificadas e possivelmente  expandidas para outras regiões do município", informou a PM.

Durante a operação, oito motociclistas foram autuados por estarem transitando com o escapamento alterado, diferente do original, e produzindo ruído excessivo. "Os modelos de escapamentos similares são permitidos, porém para serem considerados similares, têm que manter a mesma finalidade do original, e a diminuição do ruído do motor é uma dessas finalidades. Modelos esportivos não são autorizados pelo Detran, pois não mantêm a mesma finalidade do original, já que produzem ruídos excessivos. Existem dois modelos esportivos bastante usados pelos infratores de trânsito, um conhecido como 'tubão' e outro conhecido como 'estralador'".

Existem três tipos de infrações: a primeira é transitar sem o escapamento, ou seja, em descarga livre; a segunda é transitar com o escapamento defeituoso, furado, ou sem o miolo; e a terceira e mais corriqueira, transitar com o escapamento alterado. As infrações são todas de natureza grave e seu valor é de R$ 195,23, além do bloqueio do documento para vistoria, após a regularização da motocicleta.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.