ATÉ BRINQUEDOS

Escola infantil municipal de Jundiaí é furtada pela terceira vez só nesta semana

A GM deteve um suspeito, que foi preso em flagrante pelo delegado: 'há um alarmante crescimento de casos de furto em estabelecimentos públicos de ensino', disse ele

Por Fábio Estevam | 26/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Polícia

Brinquedos das crianças, pandeiro, vidros de álcool, materiais de limpeza e até veneno para insetos, além de uma máquina Wap, foram furtados da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor João Luiz de Campos, no Jardim Florestal, em Jundiaí, noite deste sábado (25). O caseiro do local, durante sua ronda noturna, ao perceber que uma luz do prédio estava acesa, acionou a Guarda Municipal, que efetuou a prisão de um suspeito cerca de 500 metros da unidade escolar, carregando os produtos furtados. Segundo apurou a reportagem do Jornal de Jundiaí, o caseiro da escola contou às forças policiais, que este foi o terceiro furto ocorrido nesta escola somente nesta semana.

No Plantão Policial, o delegado Rodrigo Carvalhaes o prendeu em flagrante e, ao chamar a atenção para o "alarmante crescimento de casos de furto em estabelecimentos públicos de ensino", encaminhou à Justiça uma observação sobre a importância de o suspeito ter o flagrante convertido em prisão preventiva, para que se mantenha a ordem pública. O delegado também ressaltou que os furtos são cometidos pelos ladrões para sustento do vício em drogas.

COMO FOI

O JJ apurou que, por volta de 22 horas, o caseiro passou a fazer sua ronda pelas dependências da escola, sendo a luz de uma sala acesa e a porta fechada. Suspeitando de que um furto estava em andamento, ele ligou para a GM, que enviou uma viatura. No local, apesar de não serem encontrados sinais de arrombamento, foi dado falta de alguns itens, sem, contudo, ser possível num primeiro momento determinar tudo o que havia sido levado - a única certeza era que uma máquina Wap havia sumido.

Com essa informação os guardas saíram em patrulhamento e, pouco tempo depois, cerca de 500 metros da escola, se depararam com um homem caminhando pela rua Tiradentes, empurrando justamente uma Wap. Abordado e questionado, ele logo confessou ter praticado o furto na Emeb, e que para invadir o local ele pulou o muro. Com ele também havia um saco preto com outreos itens, que, posteriormente, foram reconhecidos e entregues ao caseiro - dentro eles os brinquedos das crianças e o material de limpeza.

Ainda segundo o que apurou a reportagem, o caseiro da escola informou às forças policiais que provavelmente as câmeras de vigilância da escola não funcionam, e que a sala invadida pelo ladrão não conta com sensor de alarme.

Quanto ao homem preso, ele já tem outras passagens por furto, e confessou que venderia a Wap e os outros itens para poder comprar crack.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.