CONDUZIDO AO DP

Policiais do Gate convencem GM de Várzea a se render; esposa alegou ameaça com arma

Segundo a esposa contou aos PMs, ele a agrediu e também colocou a arma em sua cabeça, fazendo ameaças

Por Fábio Estevam | 25/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Polícia

DIVULGAÇÃO

PMs locais e do Gate negociando com o GM sua rendição em sua casa, na noite desta sexta-feira
PMs locais e do Gate negociando com o GM sua rendição em sua casa, na noite desta sexta-feira

Um guarda municipal de Várzea Paulista foi detido no fim da noite desta sexta-feira (24), por policiais militares da 3ª Cia do 49º Batalhão e agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), de São Paulo, após se render, suspeito de violência doméstica contra sua esposa, em Campo Limpo Paulista, onde mora o casal e filhos. A ocorrência, entre a comunicação da vítima sobre as ameaças de morte que sofreu, as negociações e a rendição, durou cerca de três horas.

A PM foi acionada via 190 para atendimento de violência doméstica e, via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), enviou para o local os soldos Joffre e Roberto. Quando se aproximavam do endereço, os agentes se depararam com a mulher, chorando bastante e com marcas de agressão no rosto, afirmando ter sido vítima de violência doméstica praticada por seu marido, inclusive com ameaças de morte tendo colocado uma arma de fogo em sua cabeça. Questionada sobre ele ter uma arma, a esposa acabou por relatar que ele é GM em Várzea Paulista.

Cerca de 100 metros à frente, já na casa da família, os PMs fizeram contato com o suspeito - que estava na casa com a filha, criança -. mas, agressivo e com a arma na cintura, ele se recusou e se entregar para ser conduzido ao DP e prestar esclarecimentos. Os militares então solicitaram reforço, que chegou com equipes de Comando de Grupo Patrulha (CGP-3), Força Tática e também patrulhamento comunitário. Foi feita nova negociação por sua rendição, mas ele ainda assim se mostrou irredutível.

Desta forma precisou acionar o Gate, divisão especializada da Corporação, em São Paulo, que enviou uma equipe de negociação. E após mais algum tempo de conversas, em um cenário acompanhado por muitos curiosos, mesmo à distância, já que a rua havia sido fechada, o guarda se rendeu e foi desarmado.

Ambos foram conduzidos ao Plantão Policial, para onde também foram supervisor e corregedor da Guarda Municipal de Várzea Paulista.

O guarda foi liberado após prestar depoimento e será investigado, tanto pela Polícia Civil, quando pela própria Corregedoria da Corporação a qual pertence.

APOIO

Participaram da ocorrência: 2º sargento Soares e soldado Jacson; 2º tenente Leite e soldados Silva e Cesar; cabo Ortonali e soldado Rafael Mota; equipes de Força Tática e de patrulhamento, além do Gate.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.