Criado para incentivar mulheres a saírem do sedentarismo e praticar atividades físicas, o projeto 'Girls Runners', idealizado por cinco amigas, todas jundiaienses, em novembro do ano passado, conquistou o público feminino e vem crescendo no meio esportivo.
A ideia surgiu em um grupo de WhatsApp com cinco amigas. Uma das criadoras do projeto, Vanessa Queiroz, de 44 anos, é corredora há seis anos e teve a iniciativa de estimular outras mulheres a cuidarem da saúde. "O grupo começou com cinco meninas, com a finalidade de marcar treinos, correr juntas e, principalmente, uma incentivar a outra. Como trabalho em um salão de beleza e tenho contato com muitas mulheres, sempre apresentei o grupo para elas e hoje somos em 130 mulheres", conta a criadora do projeto.
Convivendo diariamente com mulheres, Vanessa luta por maior adesão do público feminino ao esporte. "Meu objetivo é tirar a mulherada de casa, do sedentarismo e fazer elas olharem um pouco mais para si mesmas. Conheço muitas histórias de mulheres que vivem para cuidar dos filhos e do marido e acabam deixando a própria vida social e saúde de lado", diz Vanessa.
HISTÓRICO
Apesar de ser comum hoje em dia, até a década de 60 as mulheres eram consideradas incapazes de praticar corrida e proibidas de participar de maratonas. Em 1967, Kathrine Switzer decidiu provar o contrário e se inscreveu na Maratona de Boston, preenchendo o formulário somente com as iniciais do seu nome. Com a estratégia, os organizadores acharam que ela era um homem. Quando a organização percebeu que se tratava de uma mulher, o encarregado da corrida foi atrás de Kathrine e tentou expulsá-la da prova, porém, ela não se intimidou, continuou correndo e entrou para história como a primeira mulher a correr uma maratona.
A história de Kathrine inspira milhares de mulheres que praticam esporte, inclusive corredoras do projeto Girls Runners.
FAÇA PARTE
As participantes do Girls Runners se reúnem aos domingos de manhã, em locais diferentes de Jundiaí a cada semana. Os treinos são gratuitos e abertos para mulheres de todas as idades. Para participar, as interessadas podem entrar em contato através das redes sociais: @girls.runnersjundiai.
Comentários
2 Comentários
-
Paula Mizukami 24/03/2023Orgulho de fazer parte desse grupo, e mais ainda incentivar e mostrar que todas podemos caminhar , trotar , correr e se divertir.. o mais importante e a socialização e bem que isso nos faz para saúde física e mental. -
KARLA GOE FLORES RIBEIRO 24/03/2023Faço parte do projeto desde Fevereiro e o vi começar. A intenção é de se encontrar no grupo, e como todas têm o mesmo propósito, você é acolhida logo de cara, muda de vida e quando vê, já é alguém muito mais forte e feliz!