TEATRO

Sesc recebe peça 'Uma Leitura dos Búzios'

Por Redação | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Sesc Jundiaí

Divulgação

.
.

O Sesc Jundiaí irá receber o espetáculo 'Uma Leitura dos Búzios', que nos meses de março e abril, após temporada na capital paulista, faz itinerância pela unidade. O espetáculo será realizado em sessão dupla, nos dias 31 de março e 1 de abril, às 20h. Os valores dos ingressos variam entre R$ 12 e R$ 40 e podem ser adquiridos pela web e nas bilheterias físicas. 

Das cantigas do sagrado ao corpo cênico que pulsa. Um mergulho na história do Brasil nos leva ao levante popular baiano conhecido como Conjuração Baiana, Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. O movimento é inspiração para o espetáculo 'Uma Leitura dos Búzios'. A obra tem direção artística de Márcio Meirelles, colaboração de Cristina Castro e João Milet Meirelles e dramaturgia de Mônica Santana.

Idealizado pelo Sesc São Paulo, no âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, 'Uma Leitura dos Búzios' traz como proposta a discussão e contextualização a respeito desse movimento popular baiano. Além disso, confronta-o com o Brasil contemporâneo, por meio de temas como a independência, a democracia e as sementes e frutos da política e economia colonialista, bem como o legado delas na formação das desigualdades sociais, especialmente sobre o racismo e a manipulação da história.

Com texto de Mônica Santana e encenação de Marcio Meirelles, o espetáculo é uma narrativa musical, coreográfica, videográfica e textual, com a palavra em coro, na qual todas essas linguagens se entrelaçam num discurso único. A forte presença da música percussiva e eletrônica traz uma verdadeira centrífuga sonora de sons afro-brasileiros para o palco, incluindo canções compostas por Jadsa e João Milet Meirelles (que também assina a direção musical do espetáculo).

A peça traz uma abordagem disruptiva sobre as questões da desigualdade racial no Brasil, a partir de um acontecimento de 1798, em que várias camadas sociais estiveram envolvidas, mas pelo qual somente os negros e pobres foram punidos e mortos. São 30 artistas simultaneamente em cena, apresentando uma visão crítica sobre os reflexos do colonialismo e do que foi a escravização no Brasil.

O espetáculo entrega uma forte presença da música percussiva e eletrônica. Já a movimentação física e coreográfica dos atores, dirigidas por Cristina Castro, fortalece essa percepção de coletividade, incorporando elementos da dança contemporânea, de rua e afro-brasileira, reforçadas por imagens virtuais, num vídeo criado por Rafael Grilo que compõe o cenário da montagem.

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias físicas do Sesc a partir desta quarta-feira (22) e on-line  pelo endereço https://centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo app Credencial Sesc SP a partir desta terça-feira (21), para maiores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.