PESQUISA

Morador de Campinas fala ao menos 3 palavrões por dia e lidera ranking no trânsito

A 14ª maior cidade do Brasil também está entre as 15 onde os moradores mais falam palavrões no Brasil.

Por Thiago Rovêdo | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Thiago Rovêdo/Sampi Campinas

Trânsito coloca Campinas na liderança do ranking
Trânsito coloca Campinas na liderança do ranking

Campinas entrou para um ranking curioso. A 14ª maior cidade do Brasil também está entre as 15 onde os moradores mais falam palavrões no Brasil, com uma média de três palavrões por cidadão por dia. No trânsito, a metrópole lidera. A pesquisa foi feita pela Preply (escola online de idiomas) e ouviu 1,6 mil pessoas de 15 municípios brasileiro.

Para entender em quais locais e circunstâncias os brasileiros mais falam palavrão, os questionamos revelam em que tipo de situação os xingamentos tendem a aparecer mais. Embora as discussões de trânsito sejam típicas no Brasil, curiosamente, apenas 16,65% dos brasileiros revelaram xingar enquanto dirigem. O comportamento é mais provável de acontecer em Campinas, onde 33,33% disseram recorrer a ofensas do tipo ao dirigir.

"Para desvendar a pergunta, entrevistamos mais de 1.600 residentes de 15 municípios nacionais, que nos contaram em que situações costumam falar mais palavrão, quando evitam dizer tais xingamentos e se eles se sentem ofendidos ao ouvir esse tipo de  linguagem no dia a dia. Os entrevistados também revelaram a quem essas palavras costumam ser dirigidas e qual município é o mais tolerante com palavrões", informou a Preply.

A liberdade parece mesmo morar dentro de casa, considerando que quase 50% dos respondentes selecionaram o local como aquele onde costumam praguejar como quiserem. Em contrapartida, o baixo número de pessoas (9,53%) que revelaram dizer palavrões durante o trabalho.

Outro dado curioso é que Campinas aparece na segunda colocação quando o xingamento é direcionado para ninguém. De acordo com a pesquisa, 41,67% das pessoas confirmaram que fazem isso. O ranking geral é liderado por Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.