EDUCAÇÃO

Estudante joseense é aprovado em 12 universidades, sendo 9 nos EUA

Para conquistar seu sonho, Lucas iniciou a preparação de maneira muito tranquila e consciente ainda no final do ensino fundamental

Por Thais Perez | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Com apenas 17 anos, o estudante Lucas Borges Ferreira da Rocha, de São José dos Campos, está prestes a realizar o sonho de fazer universidade nos Estados Unidos com bolsa integral. Logo após terminar o ensino médio, ele participou do processo seletivo de 26 universidades e até o momento foi aprovado em 12, sendo 9 delas nos Estados Unidos.
Para conquistar seu sonho, Lucas iniciou a preparação de maneira muito tranquila e consciente ainda no final do ensino fundamental.

“Sempre tive muita facilidade com matemática, física e química, me interessei por astrofísica, então a partir do sétimo ano do ensino fundamental comecei a ler mais e me aprofundar sobre esse tema”, conta o estudante que sonha em trabalhar com astrofísica ou engenharia espacial na NASA.

Ao iniciar o ensino médio, o jovem decidiu investir na participação de Olimpíadas do Conhecimento como forma de se aprofundar nos estudos e criar um currículo que o ajudasse nos processos seletivos das universidades americanas, para isso ele contou com o apoio dos professores do Colégio Anglo São José dos Campos, o Anglão, que o incentivaram e ajudaram na seleção e preparação para as competições.

“Ao longo do ensino médio participei de mais de 100 olimpíadas nacionais e internacionais que me ajudaram a adquirir conhecimentos profundos, a aprender a controlar o tempo durante as provas, me preparar para os vestibulares e me abriram portas para participar de programas de pesquisa em cooperação com instituições como Instituto Técnico da Aeronáutica - ITA e Instituto de Pesquisas Aeroespaciais - Inpe”, conta.

Ainda de acordo com o estudante, ter feito o Anglo High School, que em parceria com a University of Missouri, permite aos alunos estudarem disciplinas do currículo de Ensino Médio americano (High School), paralelamente às disciplinas do currículo brasileiro, também foi um grande diferencial na preparação para ingressar em universidades americanas.

“Durante o curso pude aprimorar meu inglês que ainda não era bom, desenvolver melhor minhas habilidades de comunicação e ainda conviver com professores americanos que contribuíram com a minha formação”, disse.

Lucas também reforça que toda essa preparação e dedicação ao longo do ensino médio permitiram que ele pudesse ficar mais tranquilo no último ano e cuidar do bem-estar emocional e psicológico durante o período dos vestibulares.

“Na reta final dos vestibulares, eu procurei descansar mais algo que é essencial para ter bons resultados e se manter tranquilo para as provas”, afirma.
Atualmente, o estudante  está aguardando o resultado de 14 universidades americanas, entre elas o MIT, para decidir em qual irá iniciar os estudos no segundo semestre deste ano.

Saiba em quais universidades e cursos o Lucas já foi aprovado:


Engenharia Aeroespacial - Clarkson University / Saint Louis University /

Missouri University / Case Western University / Syracuse

Engenharia Aeronáutica - UNESP

Engenharia Física – UNICAMP, Xavier University

Engenharia Mecânica - Minerva University

Engenharia Nuclear – UFRJ / Rensselaer Polytech Institute

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Alex
    24/03/2023
    Parabéns Mano..
  • David de Souza
    23/03/2023
    Quem quer consegue, o exemplo esta aí, disciplina e foco nos seus objetivos.