GOVERNO

Secretária de Saúde de Bauru deixa o cargo

Alana Burgo entregou uma carta de demissão à prefeita Suéllen ontem; governo já tem novo nome, mas mantém segredo

Por André Fleury Moraes - Atualizada às 6h | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Aceituno Jr./JC Imagens

Alana Burgo, agora ex-secretária de Saúde, sucedeu o vice-prefeito Orlando Costa Dias na titularidade da pasta
Alana Burgo, agora ex-secretária de Saúde, sucedeu o vice-prefeito Orlando Costa Dias na titularidade da pasta

A secretária de Saúde de Bauru, Alana Trabulsi Burgo, deixou o cargo nesta terça-feira (21), poucos dias após retornar das férias. Ela passou uma temporada em Orlando, nos Estados Unidos, e voltou ao Brasil no final da semana passada.

Diretor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da rede municipal, Ezequiel Santos assume como titular interino da pasta até a semana que vem, quando o governo anunciará um novo secretário para o setor.

O JC apurou que a prefeita Suéllen já tem um nome, mas que preferiu não anunciar logo após a saída de Alana para evitar uma "fritura" da agora ex-secretária. A reunião que selou a queda da secretária ocorreu no início da noite de ontem no gabinete da prefeita, no terceiro andar do Palácio das Cerejeiras.

Alana, segundo apurou o JC, entregou à mandatária uma carta de demissão e explicou os motivos à prefeita. Ela já havia feito isso outras vezes, mas Suéllen conseguiu mantê-la à frente da pasta.

Uma nota encaminhada à imprensa no início da noite de ontem (21), o governo afirmou que "a prefeita Suéllen agradeceu a dedicação de Alana no período de um ano e três meses em que esteve à frente do cargo e deseja sucesso na sequência de sua trajetória profissional".

Alana é servidora concursada da prefeitura e, na prática, retorna às atividades médicas na rede municipal de saúde, de onde saiu para se tornar secretária ainda em 2021. Ela sucedeu na pasta o vice-prefeito Orlando Costa Dias.

A pessoas próximas, segundo apurou o JC, Alana confidenciou que o quadro de pessoal defasado na pasta foi um dos fatores que motivaram a saída.

DESGASTE

A saída de Alana do cargo, por outro lado, já era dada como certa por interlocutores do governo mesmo antes de a ex-secretária sair em férias.

Contra ela pesou principalmente a falta de experiência no setor público - embora seja médica por formação, ela não havia passado por cargos inferiores ligados à gestão de saúde, por exemplo.

Havia também a aversão de Alana aos holofotes. Discreta, ela evitava conversar com a imprensa e mesmo com os vereadores, muitos dos quais só falavam com a ex-secretária em reuniões públicas, quando a então titular da Saúde estava acompanhada de assessores.

A viagem aos Estados Unidos, para onde ela foi no início do mês passado, só antecipou o que os próprios aliados do governo já previam.

Ela saiu em férias logo no início da batalha travada entre a Prefeitura de Bauru e a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), entidade que gerenciava as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de horário estendido até o início deste ano.

A instituição diz ter sido vítima de um calote do governo Suéllen Rosim (PSD), que, por sua vez, a acusou de desviar recursos e não prestar contas. Alana saiu em férias justamente neste período e foi alvo de críticas de vereadores e até de integrantes do próprio governo.

O desgaste ficou ainda maior após o episódio da garota de 9 anos que morreu enquanto esperava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Bela Vista por uma vaga de internação.

Na sequência veio a visita de vereadores às UPAs do município e a constatação de que as unidades não tinham sequer produtos básicos, como esparadrapos para curativos e medicamentos contra febre ou inflamação.

A carta de Alana, segundo aliados do Palácio das Cerejeiras, foi uma "saída honrosa" da ex-secretária, cuja demissão já era prevista.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.