POPULAR

Habitação de interesse social é discutida na cidade

Por Redação | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Divulgação

O PLHIS faz parte de uma série de revisões, como a do Plano Diretor
O PLHIS faz parte de uma série de revisões, como a do Plano Diretor

A Secretaria de Habitação de Campo Limpo Paulista promoverá, no Espaço Nipo Brasileiro, uma oficina para discutir a revisão do Plano Municipal de Habitação no sábado (25). Um primeiro encontro aconteceu ontem (18). A ideia é rever o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), criado em 2010.

As oficinas terão início às 13h, com o apoio do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Assim como no Plano Diretor e de Mobilidade Urbana, a população pode participar respondendo o questionário sobre o Plano Municipal de Habitação, disponível no site da prefeitura (www.campolimpopaulista.sp.gov.br).

O PLHIS é constituído por um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais da cidade. A elaboração do plano consolida a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como o Plano Diretor e o Plano Plurianual Local.

O objetivo da política habitacional é promover a aquisição e a melhoria das condições de moradia dos cidadãos. Já a produção privada é uma atividade econômica que consiste na construção, reforma, venda ou locação de imóveis para fins habitacionais. Buscando combater a precariedade habitacional e contribuindo com a regularização do mercado imobiliário de uma maneira mais dinâmica e orgânica, a revisão do Plano Municipal de Habitação terá como objetivo garantir que as pessoas menos privilegiadas social e financeiramente tenham acesso a uma moradia segura, incentivando o desenvolvimento urbano mais sustentável.

HISTÓRICO

O Plano Local de Habitação de Interesse Social - PLHIS, inseriu-se num contexto de formulação e implementação, nas diferentes esferas de governo, de políticas habitacionais e de planejamento, portanto, dialoga com as prerrogativas da Política Nacional de Habitação (PNH), de 2004; do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), de 2005; e com o Plano Nacional de Habitação (PlanHab), aprovado pelo Conselho das Cidades (ConCidades) em dezembro de 2009. Foi estruturado em um horizonte temporal de atendimento de uma década (2010 a 2020), considerando uma sistemática de monitoramento de indicadores permanente e períodos de avaliação e revisão, prioritariamente dos programas, ações e metas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.