ANIVERSÁRIO

Cidade de Itupeva cresce com um pé na terra e outro no asfalto

O município, que surgiu com fazendas e plantio de café, mantém tradição rural, mas também se desenvolve e ganha infraestrutura

Por Redação | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 5 min

Divulgação

Marcão Marchi elenca conquistas que Itupeva alcançou nos últimos anos, em sua gestão na cidade
Marcão Marchi elenca conquistas que Itupeva alcançou nos últimos anos, em sua gestão na cidade

Na terça-feira (21), Itupeva completa 58 anos e, apesar de jovem, ganha expressão na região. Antes, cidade mais rural, bastante interiorana. Agora, recebe investimentos e infraestrutura e, com isso, atrai quem deseja aliar comodidade à tranquilidade. Em entrevista ao Jornal de Jundiaí, o prefeito Marcão Marchi fala sobre o desenvolvimento do município.

Jornal de Jundiaí: Itupeva é integrante do Distrito Turístico Serra Azul, faz a revisão do Plano Diretor de Turismo e vem explorando também o potencial do turismo rural. Esta é uma área de atenção para o desenvolvimento do município nos próximos anos?

Marcão Marchi: A história da criação do Distrito Turístico Serra Azul passa por Itupeva e isso é motivo de orgulho para nós. Estamos no ranking das cidades do Estado de São Paulo que mais recebem turistas, figurando entre os principais destinos turísticos, com a força do Complexo Serra Azul.

Estamos trabalhando para ampliar a oferta de atividades turísticas para além das compras e trazer o turista para visitar outros locais na cidade. Já temos percebido resultados, afinal é notável o aumento do turismo rural, do cicloturismo, da visitação aos empreendimentos da nossa Vila Turística aqui na cidade. Seguimos com o foco em fazer do turismo um pilar para o desenvolvimento de Itupeva.

JJ: Com relação a saneamento, o município, que é abastecido pelo Rio Jundiaí, vem investindo em autossuficiência hídrica? O que é feito?

MM: A Prefeitura vem trabalhando em um projeto hídrico que irá garantir o abastecimento de água para Itupeva pelos próximos 30 anos. Primeiro, com a construção da represa, que terá 25 metros de profundidade e 165 metros de extensão.

Conseguimos junto ao Ministério das Cidades a aprovação da construção de um sistema de captação e produção, composto por um reservatório com capacidade para armazenar 295 mil m3 de água bruta e dar vazão a 127 litros por segundo.

Outra obra de extrema importância será a expansão da ETA São José, aumentando a capacidade de abastecimento de água no município. Com a instalação de um reservatório que comporta um milhão de litros, uma adutora com 4,5 km e uma tubulação de 400 mm, a vazão do sistema passará de 47 para 150 litros por segundo, representando um aumento significativo, de 150%.

Essa água receberá o padrão de tratamento avançado por ozônio, um método inédito adotado pela Sabesp, e garantirá que a água para a população de Itupeva seja de alta qualidade.

JJ: Itupeva vem construindo o Núcleo de Atendimento à Mulher ao lado da delegacia. Essa demanda surgiu há algum tempo, por não ter DDM na cidade. A assistência às mulheres é um ponto que a gestão viu necessidade de atenção?

MM: A figura feminina na minha gestão não é apenas para fazer número. Tenho secretárias mulheres no meu governo e nossa atenção ao trabalho com as mulheres é percebida no dia a dia. Agora em março tivermos a Feira do Empreendedorismo Feminino, que foi um grande sucesso, apoiando e fomentando os negócios tocados por mulheres de Itupeva. Na área social, temos inúmeros projetos específicos para as mulheres e os programas para saúde feminina também são sempre prioridade. Outro ponto de atenção à proteção é o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), construído anexo à Delegacia da Polícia Civil e que dará total suporte para as mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. O NAM está com 90% da obra concluída e vai oferecer um ambiente humanizado.

JJ: Com relação à Saúde, passada a pandemia, Itupeva mudou a atenção para esta área? O que há de novo?

MM: Nós mantivemos nossos olhos voltados à Saúde mesmo em meio à pandemia. Fomos referência naquele período com a compra de um tomógrafo, que por muito tempo chegou a atender pacientes da região. Também fomos a primeira cidade do AUJ a iniciar a imunização contra a covid.

Temos capacitado nossas equipes de Saúde, otimizando os sistemas de atendimento e, em breve, inauguraremos uma UBS no bairro do Quilombo, muito mais moderna e usual.

JJ: Em encontro regional, com o Ministro Alexandre Padilha, Itupeva protocolou pedidos ao Governo Federal relacionados a pavimentação, segurança, mobilidade urbana, bem-estar animal, acessibilidade, microdrenagem e infraestrutura. Itupeva precisa dessas parcerias com o Governo Federal? Como vem buscando apoio também do novo Governo Estadual?

MM: Nossa relação institucional e política com o novo Governo Estadual é muito positiva. Estivemos pessoalmente nesta semana, eu e o Alexandre Mustafá, no Palácio dos Bandeirantes com o Gilberto Kassab, secretário de Relações Institucionais do governador Tarcísio, e a relação é a melhor possível.

O meu vice, Mustafá, trouxe para o meu governo a bagagem dele nas passagens que teve pelo Governo do Estado e isso tem ajudado muito. Essa experiência é essencial para fazer uma política de resultados, que não fique apenas no discurso, e traga os recursos e projetos que vão ajudar Itupeva.

Nossa ponte com Brasília também está estabelecida e vamos querer contar com o apoio dos programas do Governo Federal. A conversa do Mustafá com o ministro Alexandre Padilha neste encontro também foi muito boa.

JJ: Itupeva é uma cidade jovem. O senhor acha que a cidade ganha expressão a cada dia e tem boas perspectivas de crescimento?

MM: Itupeva está completando 58 anos, realmente uma cidade jovem e em crescimento. Nosso trabalho é fazer isso acontecer de forma sustentável e organizada.

Uma amostra dessa juventude é que tínhamos muitas áreas ainda sem regularização. Hoje, somos um dos poucos municípios que possui um programa fundiário tão estruturado, o 'A Casa é Sua', desenvolvido junto à secretaria de Assuntos Jurídicos e que vem sendo muito importante para ordenar o crescimento da cidade. Neste mês de março, por exemplo, alcançaremos a marca de 3 mil matrículas entregues para a população, garantindo segurança jurídica e a realização de sonhos para muitas famílias.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.