ENTREVISTA

Estanislau Steck completa dois anos planejando Louveira

O prefeito fala sobre o saldo dos dois primeiros anos de mandato e sobre os projetos futuros para o desenvolvimento da cidade

Por Redação | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 9 min

Divulgação

Estanislau Steck explica, entre os projetos, o do Anel Viário do município, planejado na Anhanguera
Estanislau Steck explica, entre os projetos, o do Anel Viário do município, planejado na Anhanguera

ompletando 58 anos, o município comemora sob o slogan "O Tempo e o Sabor: 58 anos de Louveira". Sobre as missões à frente da cidade, em entrevista ao Jornal de Jundiaí, o prefeito Estanislau Steck enfatiza o investimento em demandas primordiais e a busca por investimentos necessários para o desenvolvimento. Confira a entrevista na íntegra:

Jornal de Jundiaí: Louveira tem uma programação de aniversário com diversas ações em diversas áreas, como manutenção de vias, fomento à agricultura, ao turismo, à saúde. Como foi a seleção dessas iniciativas? Havia algum represamento de demandas que agora foram executadas?

Estanislau Steck: Primeiramente, quero agradecer ao Jornal de Jundiaí por esta oportunidade de conversar com os leitores e seguidores do Jornal, que acompanham os avanços importantes das cidades da nossa região. Depois de dois anos de trabalhos intensos, especialmente quanto às fases mais críticas da pandemia, e consequentemente com investimentos mais pesados neste enfrentamento, iniciamos 2023 numa nova fase para Louveira. É uma sequência das ações que planejamos, itens do nosso plano de governo, com conquistas que, hoje, podemos entregar, e outros programas a serem iniciados. São 58 ações, entre obras que estão sendo inauguradas e novos programas a serem lançados. Destaco aqui, na Saúde, a entrega das obras do Novo Centro de Referência do Autismo de Louveira, o anúncio das obras de ampliação da Santa Casa e do novo Hospital no Santo Antônio; temos 5 obras de pavimentação sendo entregues; assim como novos programas para intensificar o empreendedorismo da Mulher; a entrega do novo Centro de Educação Ambiental Tabarana; os projetos sociais Mãe Louveirense e Tabarana Eco Bag; sem contar o Parque Luigi Martini. Enfim, uma série de conquistas que convido todos a acompanhar no site da prefeitura, em www.louveira.sp.gov.br e nas redes sociais.

JJ: Uma das ações é a inauguração do parque da Represa do Córrego Fetá. Lembro que o senhor, quando eleito em 2020, enfatizou a importância da atenção ao saneamento de Louveira, que tem administração própria, com a SAE. Este parque tem o intuito, além do lazer, da preservação? A área tinha carência de um espaço como este?

ES: Entre os itens de investimentos previstos em nosso plano de governo na área de Saneamento Básico estão obras em andamento, e outras já entregues nestes dois anos de governo, com o objetivo de reduzir o índice de perdas na distribuição de água, ampliar o número de famílias com acesso à água tratada, bem como aumentar o índice de esgoto tratado, com ações importantes, inclusive, na detecção de vazamentos ou ligações clandestinas, utilizando tecnologia inédita na cidade, por meio de robô que, com câmeras, facilitam a localização destes pontos para imediato acionamento da prefeitura. E, entre estas obras, há também o Parque Luigi Martini, que, além da represa, com uma importante função de armazenamento e também de piscinão, para evitar o alagamento da área central, que já não ocorre mais, também recebeu investimos com pista de caminhada, iluminação, enfim, um verdadeiro cartão postal para a cidade, que vamos entregar agora, dia 25 de março. Com as obras que implantamos de troca de rede, por exemplo, reduzimos as perdas na distribuição que, antes, eram de 39% para os atuais 31%, e vamos reduzir ainda mais.

JJ: Ainda se falando de saneamento, Louveira tinha uma parcela baixa de coleta de esgoto, uma das principais demandas. De 2020 até agora, quais foram as ações feitas para melhora do saneamento?

ES: Avançamos e muito nesta área desde o início do nosso governo. Foram várias obras realizadas, como podemos citar, a mais recente, a obra da rede coletora de esgoto do Residencial Primavera, iniciada no mês de janeiro. Já foi concluída a etapa de topografia e conferência de todo o encaminhamento da rede coletora e compra dos materiais. A escavação foi iniciada na primeira semana de fevereiro no ponto mais baixo do projeto, que fica dentro do Condomínio Villaggio Capriccio, e segue sendo executada até o ponto mais alto do Residencial Primavera. A previsão de conclusão é para o ano de 2024. Serão implantados 8,3 km de rede de esgoto. Em janeiro de 2021, o índice de atendimento com rede pública de esgotamento sanitário atingiu 87% da população. Após a inclusão da região do Residencial Jardim Primavera, o índice chegará a 90%. Nas demais áreas que ainda não são atendidas pela rede pública, a Prefeitura de Louveira realiza o programa de Saneamento Rural, no qual é feito o estudo e a implantação de biodigestores nas propriedades rurais. Em relação ao abastecimento de água, atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) atende 100% da população, sendo 95% por meio da rede pública e o restante pelo serviço de caminhão-pipa. Em dezembro de 2020, o número de ligações de água em residências era de 13.397. Até o último balanço, em novembro de 2022, o número de ligações é de 14.697, representando um aumento de 9,7%.

JJ: Louveira é uma cidade jovem, mas tem grande expressão na região, a maior renda per capita. É um município com boas perspectivas de crescimento? Por quê?

ES: A cidade de Louveira tem uma localização privilegiada, próxima ao Aeroporto de Viracopos, cercada pelas principais rodovias do país e no centro de duas das mais importantes regiões metropolitanas do Estado e do Brasil, a Região Metropolitana de Campinas e a de Jundiaí. Porém, estas características, que são importantes, claro, não se sustentam se o poder público não disponibilizar políticas públicas de desenvolvimento e impulsionamento econômico na mesma medida em que disponibiliza serviços públicos de qualidade e eficiência. E assim é que está projetado o plano de governo que temos implantado para a cidade desde o início de 2021. Estabelecemos um diálogo e uma aproximação profissional junto às empresas da cidade, para auxílio e assessoria no que precisarem, de forma a fomentar novos negócios, ampliar o número de empregos e renda para os louveirenses, assim como a vinda de novas empresas.

Estamos, neste momento, com o planejamento estratégico para implantar na cidade o Centro de Tecnologia e Inovação, que irá oferecer cursos de capacitação para mão de obra especializada, ações na área de Tecnologia e apoio às startups para que invistam em Inovação em nossa cidade. Ao lado disso, intensificamos os contatos no Governo do Estado para iniciarmos, em breve, as obras do Anel Viário, iniciando pelas obras do Trevo, no km 70 da Rodovia Anhanguera. O projeto irá beneficiar as empresas aqui já estabelecidas e dará uma nova perspectiva de desenvolvimento do nosso parque industrial e logístico, gerando mais emprego e renda. Esse projeto estava engavetado há anos e, desde o início do nosso governo, em conversas com o ex-governador, e agora com o governador Tarcísio, estamos buscando destravar. O Novo Trevo é considerado o ponto inicial do Projeto do Anel Viário, que tem 22km de extensão e é um ponto de investimento importantíssimo para a nossa cidade.

JJ: Com relação à saúde, passada a pandemia, Louveira mudou a atenção para esta área? O que há de novo?

ES: Avançamos também em investimentos na área da Saúde. Criamos o programa Remédio em Casa, que permite, por meio do aplicativo da Prefeitura, solicitar as medicações receitadas na rede para entrega em casa, de forma eficiente e segura. Também avançamos em mutirões de exames e consultas, incluindo as cirurgias eletivas que estavam suspensas por conta das fases mais críticas da pandemia. Muitas destas ações resultaram no atendimento pleno da demanda e outras estão em fase final. Em paralelo, neste mês de março, estamos entregando, como dissemos na pergunta anterior, o Centro de Referência do Autismo de Louveira e dois projetos importantes, as obras de ampliação da Santa Casa e a construção de um hospital no bairro Santo Antônio. Também temos investido em divulgações semanais sobre o número de consultas em aberto, para agendamento, assim como ampliações do número de especialidades. Entre 2021 e 2022, Louveira passou a agendar consultas com especialistas, no ambulatório da Santa Casa. A cidade tem 33 especialidades médicas, um aumento de 33% comparado a antes de 2021. Entre 2021 e outubro de 2022, a Secretaria de Saúde realizou ao todo 1.601 atendimentos nas novas especialidades. Além disso, em apenas três meses de 2022, a Prefeitura ampliou em 426% o atendimento da demanda reprimida de consultas e exames, realizando 60.574 atendimentos. Neste período, 85% dos pacientes da lista que compreende os procedimentos reprimidos, sobretudo por conta da pandemia, foram atendidos. Foram 8.158 consultas e 1.975 exames e procedimentos dentro das especialidades oferecidas, totalizando 10.133 atendimentos. E assim temos trabalhado, sempre com planejamento e anúncios de investimentos para a população louveirense.

JJ: Com relação à integração, Louveira ainda tem muitas áreas rurais e bairros distantes. Há necessidade de constante integração na cidade? Algo é feito em relação a isso?

ES: Sem dúvida, o Anel Viário é uma destas ações, além de políticas públicas presentes em todos os bairros da cidade, sempre com olhar para as principais demandas da população. O que temos trabalhado é no desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente, aos recursos hídricos, preservando as nascentes e os mananciais, base do nosso Projeto Ambiental Tabarana.

JJ: O município é um dos integrantes do Distrito Turístico Serra Azul e vem explorando também o potencial do turismo rural. Esta é uma área de atenção para o desenvolvimento do município nos próximos anos? Por quê?

ES: Sim, e temos trabalhado forte no Turismo Rural. Inclusive, no dia 2 de março, lançamos um pacote de ações para esta área em nossa cidade, assim como temos nos conectado tanto ao Circuito das Frutas, o qual estou como Presidente, quanto ao Distrito Turístico. Sempre lembrando que o Turismo é um ponto também essencial para geração de emprego e renda.

JJ: Recentemente, três escolas de Louveira passaram por reforma e ampliação. Novas unidades também serão construídas. O senhor pretende terminar o mandato sanando o déficit de vagas da educação municipal?

ES: Felizmente, temos avançado também na área da Educação, inclusive Infantil, com criação de mais vagas e atendimento de qualidade, incluindo Educação Inclusiva. Na área de berçários, por exemplo, saímos de 1 para 6 berçários, apenas em nosso governo, e vamos avançar ainda muito mais. Educação pressupõe investimentos em infraestrutura, como as obras que temos realizado em capacitação profissional. Também temos incentivado e oferecido mais vagas, e feito investimentos em materiais didáticos, uniformes, tecnologia com entrega de um tablet por aluno. Enfim, uma educação de todos e para todos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.