FIM DA CAÇADA

Horas antes de ser preso, suspeito de estupro havia conseguido escapar de um cerco

A prisão ocorreu graças a denúncia de um morador do bairro, que acionou a PM via 190 informando onde ele estava

Por Fábio Estevam | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Polícia

DIVULGAÇÃO

Uma equipe do Baep estava próxima ao bairro quando a PM recebeu denúncia sobre o paradeiro do suspeito
Uma equipe do Baep estava próxima ao bairro quando a PM recebeu denúncia sobre o paradeiro do suspeito

Policiais do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), de Campinas, prenderam em Jundiaí, na noite desta quinta-feira (16), o homem apontado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) como autor de um estupro contra uma jovem de 18 anos, dentro da casa dela, na manhã do último dia 9, em Jundiaí. O suspeito, que estava sendo caçado pelas forças policiais da cidade deste o dia do ocorrido, já havia escapado de ser preso horas antes, durante um cerco feito pela Polícia Militar.

Segundo apurou a reportagem, era por volta das 17 horas, quando uma denúncia anônima chegou à Corporação via 190, informando que um homem, possivelmente o estuprador que estava sendo procurado, estava andando pelo Jardim Fepasa. Cinco equipes do 49º Batalhão e também do Baep (que esteve na cidade em reforço à Operação Força Total), foram para o local e cercaram o bairro, na tentativa de prendê-lo. No entanto, ele não foi encontrado.

As operação - que é feita constantemente e tem como objetivo inibir a criminalidade -, prosseguiu e, horas depois, uma nova ligação para a PM resultou na prisão do suspeito. Uma viatura do Baep estava próximo ao bairro no momento em que a denúncia chegou. Eles foram avisados e imediatamente se deslocaram ao local, localizando o suspeito caminhando pela linha férrea, próximo a um ponto de venda de drogas. Suspeitando de que se tratava de fato do procurado, os agentes o levaram para o Plantão Policial, para onde também foi a investigadora-chefe da DDM, Lilian Picchi, munida do mandado de prisão expedido pela Justiça nesta semana, a pedido da delegada Rubia Braz Scarpa Fleming.

Ele prestou depoimento e teve a captura formalizada, sendo conduzido ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, ficando. O inquérito ainda não foi encerrado e ele ficará preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí pelo tempo que a DDM entender necessário para a conclusão do caso.

RELEMBRE O CASO

Uma mulher de 18 anos foi roubada e estuprada por um desconhecido dentro de sua própria casa na manhã de quinta-feira (9), em um bairro da zona noroeste de Jundiaí. Além da vítima, um vizinho também viu o ladrão estuprador, ao invadir a casa dela para tentar ajudá-la. Forças policiais foram acionadas e saíram à caça do criminoso. O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí.

A ocorrência foi apresentada pela Polícia Militar. O policial contou, em registro de Boletim de Ocorrência, que sua equipe foi acionada via Centro de Operações da PM (Copom) para atender a uma ocorrência de um possível estupro em uma casa no referido bairro (o nome do bairro não será divulgado para preservação da vítima). Aos policiais, ela relatou que tomava banho, por volta das 7h30, quando foi surpreendida ao sair do banheiro, por um homem dentro da sua casa.

De acordo com ela, ele portava uma arma, sendo que de pronto passou e perguntar sobre onde estavam as joias, celular e cartões de bancos. Com medo, ainda nua e temendo pela sua vida, ela entregou para ele o celular e o cartão de banco. Logo em seguida, ele mandou que ela se vestisse, porém nesse momento começou a passar as mãos nas partes intimas da moça, propondo um trato: se ela fizesse sexo com ele, não seria roubada. Diante da negativa dela, o criminoso a obrigou a masturbá-lo, até que ele ejaculasse no chão da sala.

Foi neste momento que ela percebeu que a arma usada por ele era, na verdade, de plástico. Encorajada e aos gritos, ela entrou em luta corporal com bandido, sendo que ambos caíram no chão.

Os gritos dela chamaram a atenção de um transeunte, que entrou na casa e se deparou com estuprador e vítima caídos no chão da sala. O bandido apontou a arma para ele, que saiu correndo para chamar a polícia. Neste momento o criminoso se levantou e foi até a cozinha para pegar uma faca, momento que a mulher aproveitou para correr para a rua, gritando por socorro. Em seguida o estuprador fugiu.

A vitima foi levada para o Hospital Universitário (HU), onde passou por atendimento médico.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.