RECEITA

Receita de Spaetzle do 'Temperos de Cinema'

Por Redação | 16/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Spätzle (ou Spaetzle) - Por Rui Otanari

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 ovos médios
  • pimenta e sal à gosto
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de noz-moscada (opcional) ou 1/2 colher de chá de açafrão (opcional)
  • 3/4 xícara de água em temperatura ambiente

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente grande peneire a farinha, no centro adicione os ovos, a pimenta, o sal, a noz-moscada/açafrão e o azeite. Vá adicionando a água aos poucos e batendo manualmente com a ajuda de um batedor de claras até a massa ficar homogênea e lisa. O spaetzle deve ficar com uma consistência mole mesmo, de forma que escorra (pingue) sobre os furos da escumadeira/peneira/spaetzlehobel - como é chamado o modelador em Alemão.
  2. Sobre uma panela grande com água fervendo e um fio de óleo apoie a ferramenta que irá utilizar para modelar os spaetzles. Faça com que a massa passe por esses furos e caia na água fervendo, formando gotas.
  3. Quando começarem a boiar, tire-os da água com uma escumadeira, coloque-os sobre um escorredor, despeje água fria em abundância para interromper o cozimento e acomode-os em uma forma refratária. Repita esse procedimento até cozinhar toda a massa.
  4. Tradicionalmente é servido com um molho de manteiga aquecida e cebolinha picada, mas o molho pode variar tanto quanto qualquer tipo de massa... pode também saltear com manteiga depois de escorrido, levar ao forno para gratinar, etc.

Dicas:

  1. O açafrão dá uma coloração amarelada, tirando o visual desbotado do prato.
  2. Ainda não testei, mas no preparo da massa é possível substituir a água (pasme!) por cerveja, ou por leite, embora esta opção faça o spaetzle desmanchar mais que o normal.
  3. Uma outra vertente da receita é elaborada somente com ovos e farinha, na proporção de 1 ovo por pessoa.
  4. Sem um modelador apropriado, chamado de spätzler maker (ou spaetzlehobel) outras opções - improvisadas - seriam um ralador plano, com ralo grosso, um espremedor de batatas, ou mesmo uma escumadeira grande, empurrando a massa sobre os furos com as costas de uma colher. Esta última foi a minha ferramenta e funciona bem.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.