EMPRESAS

Com fomento, prefeitura espera que novos MEIs aumentem 30%

O número de microempreendedores individuais vem aumentando ano a ano em Jundiaí e em 2023 é esperada uma alta significativa

Por REDAÇÃO | 28/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

José Parimoschi diz que a agilidade deixa a população confiante
José Parimoschi diz que a agilidade deixa a população confiante

A expectativa da Prefeitura de Jundiaí é que o número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) ultrapasse os 30% na cidade, superando a marca registrada em 2022, que foi de 26%, de acordo com dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) do município. Segundo o levantamento, de janeiro a novembro do ano passado, os números de MEIs licenciados chegaram a 4.435. Um ano antes, somavam 3.520.

"A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca de Jundiaí. Acreditamos que o estímulo ao empreendedorismo, a busca pelo protagonismo pessoal e a geração de emprego e renda são fatores essenciais para o desenvolvimento do município e da população", explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Com 3.970 empreendimentos registrados, empresas de prestação de serviço lideram as estatísticas. Comércio e indústria aparecem logo em seguida. Machado conta que durante a pandemia de covid-19, os jundiaienses foram estimulados pela prefeitura a criarem pequenas e microempresas, recebendo auxílio da administração municipal em todo o processo para a abertura de empresas, por meio do programa Jundiai Empreendedora, implementado especialmente nesse período.

"O empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento local. Com a simplificação da máquina pública, investimentos em tecnologia, redução de taxas e impostos e a agilidade para abrir novos negócios, a população sente mais confiança para investir na cidade. Com mais investimentos, o município se torna ainda mais competitivo no cenário nacional e internacional", comenta o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

FENS

Nos primeiros finas de semana de março (dias 3, 4 e 5 e 10, 11 e 12), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), vai realizar a segunda edição da FENS - Feira de Empreendedorismo, Negócios e Serviços, que contará com 440 expositores, entre 688 inscritos para participar do evento.

No ano passado, mais de 15 mil pessoas passaram pelo Parque da Uva em três dias de evento. Os expositores comemoraram o fato das vendas terem superado as expectativas. Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a FENS valorizou o empreendedor local e fomentou a geração de renda. "Esse evento possibilitou não apenas a divulgação do trabalho dessas empresas, como também a integração entre elas."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.