TECNOLOGIA

Itupeva começa a receber o 5G

É a primeira cidade da região a receber o 5G, após a liberação da Anatel para o licenciamento e ativações de estações do sinal na faixa de 3,5 GHz

Por Redação | 27/01/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

A tecnologia promete mais velocidade e começou esta semana
A tecnologia promete mais velocidade e começou esta semana

Itupeva é a primeira cidade da região de Jundiaí a receber o 5G, após a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o licenciamento e ativações de estações do sinal na faixa de 3,5 GHz. A novidade começou esta semana na cidade e também chegará a mais de 78 municípios do país situados nas proximidades de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes.

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração, que se diferencia da anterior (4G) pela velocidade maior, com maior largura de banda e maior facilidade de comunicação e transferência de arquivos. A quinta geração de internet móvel também promete a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo e relógio, por exemplo. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades, pois a instalação antecipada de estações 5G depende do planejamento individual de cada prestadora nos municípios.

No fim do ano passado, a Operadora Vivo informou ao prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, da instalação de uma estação de rádio base para atender o município e que a tecnologia a ser usada seria a 5G. Na ocasião, a operadora detalhou que Itupeva seria o primeiro município do Brasil a receber a tecnologia, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Outras cidades do Estado, como Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Mairinque e Votorantim, também começam a receber a nova tecnologia.

Parabólica

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.