Pela Ordem desta quarta-feira (18)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem desta quarta-feira (18)

Por Niza Souza | 17/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

ARQUIVO PESSOAL

O policial civil Leandro Basson assume Segurança Pública de Várzea Paulista
O policial civil Leandro Basson assume Segurança Pública de Várzea Paulista

Leandro Basson na Segurança Pública de Várzea

O Prefeitura de Várzea Paulista empossa nesta quinta-feira (19), às 10h, o policial civil Leandro Basson como novo gestor da Unidade de Segurança Pública da cidade. Leandro substitui seu pai, o advogado Daniel Basson, que estava no cargo desde janeiro de 2020, no início da atual gestão. Leandro é investigador, filiado ao PSC e foi candidato a deputado estadual na eleição de 2022, quando teve mais de 19 mil votos.

Luiz Fernando no 'desafio dos 10 anos'

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), entrou na brincadeira "desafio dos 10 anos", que circula nas redes sociais. O desafio é publicar uma foto recente e uma de 10 anos atrás. Na legenda, o prefeito escreveu: "10 anos separam uma foto da outra. O amor e o compromisso por Jundiaí só aumentam". Em 2013, Luiz Fernando era deputado federal. Hoje, já está há 6 anos à frente da Prefeitura da cidade.

Sexta-feira vai ser feriado em Louveira

Nesta sexta-feira (20) é feriado em Louveira, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Com isso, os serviços públicos terão funcionamento alterado. O Paço Municipal e demais serviços administrativos estarão fechados. Na Saúde, o pronto-atendimento e a Santa Casa funcionam normalmente. Já as UBSs estarão fechadas. O transporte público vai funcionar com horário de feriado. A coleta de lixo vai funcionar normalmente no feriado. Os serviços voltam ao normal na segunda-feira.

Conselho discute caso de intolerância

O Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Itatiba vai discutir um caso de intolerância racial ocorrido na cidade. A pauta foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (17). No texto, o presidente do conselho, José Roberto Barbosa, convoca os conselheiros para as próximas reuniões ordinárias, marcadas para hoje (18) e para a próxima quarta (25), às 18h30, no auditório do Paço Municipal. Além do caso de intolerância, a pauta das reuniões prevê formação das comissões do conselho e montagem do calendário 2023.

Vereador questiona instalação de radar

O vereador Romildo Antonio (PDT) divulgou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (17) questionando a Prefeitura de Jundiaí sobre a instalação de dois radares de limite de velocidade de 50km na avenida Luiz Gushiken, conhecida como Alameda Cesp, que liga os bairros Fazenda Grande e Novo Horizonte. "Aqui não tem nem acostamento. Sou a favor de que primeiro venha melhorias, depois o radar. Os moradores estão questionando, e com razão", disse, destacando que a estrada estava cheia de buracos. "Não cabe colocar radar sem fazer a infraestrutura aqui."

STF lança campanha pela democracia

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou nesta terça-feira (17) uma campanha institucional em resposta aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que vandalizaram as sedes dos três Poderes. Intitulada "Democracia Inabalada", a campanha é formada por um vídeo que será veiculado em emissoras de TV e nas redes sociais do tribunal para destacar que a democracia sai fortalecida dos acontecimentos. As exibições serão feitas até 1º de fevereiro, quando está prevista a entrega da reforma do plenário e o retorno das sessões presenciais após o recesso do tribunal.

Economista toma posse da Agemvale

O governador em exercício, Felício Ramuth, empossou nesta terça-feira (17), em São José dos Campos, o economista Sergio Francisco Theodoro como o novo diretor-executivo da Agência Metropolitana do Vale Paraíba e Litoral Norte (Agemvale). A cerimônia de posse ocorreu durante a primeira reunião extraordinária do Conselho. Na ocasião, também foram entregues 79 títulos de propriedade de lotes regularizados a famílias dos municípios de Areias, Cachoeira Paulista e Natividade da Serra.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.