
A dificuldade de se inserir no mercado de trabalho na área de formação é comum entre jovens. Em muitos casos, eles esbarram em escassez de oportunidade, concorrência alta e falta de experiência exigida por contratantes.
Os chamados 'sobre-educados' são brasileiros com ensino superior que não encontram trabalho qualificado na área de formação, em especial, jovens e recém-formados. Para não ficar sem emprego, eles são obrigados a se adaptar em outras áreas.
MUDANÇA DE ÁREA
Técnica de enfermagem, Beatriz Gonçalves, de 29 anos, não conseguiu voltar a atuar na área de formação após a maternidade e precisou mudar de serviço. "Tive que me flexibilizar e buscar outro emprego, pois estou há três anos tentando voltar para a enfermagem. Para não ficar sem trabalhar e, principalmente, sem renda, hoje sou Microempreendedor Individual (MEI) e tive que migrar para a área de estética, mas meu desejo é voltar para minha profissão", lamenta Beatriz.
Na busca pela recolocação profissional, a enfermeira já passou por processos seletivos e entrevistas, mas sem retorno. "Eu encontro bastante oportunidades, mas a concorrência é alta e os processos seletivos são excludentes. Já fui rejeitada em entrevistas por ser mãe e por questões de saúde", explica.
Assim como Beatriz, a recém-formada em pedagogia Jéssica Milena Batista, de 27 anos, está há um ano procurando emprego na área de formação. Sem sucesso até o momento, a pedagoga trabalha com artesanato para garantir renda extra enquanto aguarda oportunidades para atuar como professora. "Atualmente estou desempregada e faço artesanato para ter renda. Acredito que não está fácil para ninguém conseguir vaga de emprego, mas para recém-formado é ainda mais complicado. Fiz estágio durante o ensino superior e, mesmo assim, esbarro em exigência por experiência", conta.
FALTA DE OPORTUNIDADE
Advogado, Adão de Oliveira, de 24 anos, se formou em direito em 2020 e concluiu o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no ano passado. Durante o ensino superior conseguiu estagiar em órgãos públicos, mas, ao concluir o curso, não encontrou novas oportunidades de emprego na área. "Já passei por mais de 150 processos seletivos. Nesse período, esbarrei em alta concorrência, desvalorização de mão de obra e exigência por ampla experiência na área. Como sou recém-formado, algumas vagas foram desanimadoras, já encontrei ofertas de emprego com salário de R$ 700, achei um absurdo", lamenta Oliveira.
Ainda buscando se firmar na área de formação, o advogado não abre mão de trabalhar em outras áreas. "Precisei me adaptar em outras funções para não ficar sem trabalhar. Faço trabalhos universitários e leciono aulas particulares para garantir meu sustento", diz.
Quem também pensa em se adaptar em outras áreas por conta da falta de oportunidade é o designer de jogos Leonardo Macrino dos Santos, de 24 anos. Formado no final de 2021, o jovem encontra serviços provisórios em outras áreas de atuação. "Sempre esbarro em falta de oportunidades e exigência de experiência. Enquanto busco vagas na minha área, envio currículo para outras oportunidades que encontro", diz.
CENÁRIO
Coordenadora de Recursos Humanos de uma agência de emprego da região, Carolina Malerba afirma que, atualmente, o mercado de trabalho oferece muita oportunidade, mas, ao mesmo tempo, há muita concorrência pelas vagas ofertadas. "Acontece, muitas vezes, de o jovem que busca o emprego ter que se adaptar em outra área que não seja a de formação para garantir um trabalho. As vagas mais requisitadas são operacionais, como mecânico e operadores de máquinas, e técnicas, como engenharia e setores comercial e de vendas. Nem sempre o candidato consegue uma vaga na própria área de formação, o que acaba desanimando", informa a especialista.
Comentários
1 Comentários
-
jose 08/02/2023Aqui é Paolo De Vera Crypto Technologies e nossos serviços incluem 1. Investimentos em criptografia (INVESTIR $ 200 para ganhar $ 1.000 em 48 horas) e.t.c 2.Crypto Mining (ensinamos como gerar bitcoins a partir da navegação) 3. Recuperação de Criptos já enviados 4.Proteção de carteiras Crypto de hackers 5. Ofertas financeiras e apoio ou empréstimos comerciais envie-nos uma mensagem agora se precisar de ajuda urgente: paolodevera770@gmail.com Obrigado.