Pela Ordem desta quarta-feira (21)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem desta quarta-feira (21)

Por Niza Souza | 20/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

DIVULGAÇÃO

Albino com o governador eleito Tarcísio de Freitas
Albino com o governador eleito Tarcísio de Freitas

Albino é diplomado suplemente de deputado

Novo presidente da Câmara de Jundiaí para o biênio 2023-2024, o vereador Antonio Albino (PL) foi diplomado terceiro suplente de deputado estadual. Ele teve quase 50 mil votos na eleição. “Fica o gostinho de que poderia ter feito um pouco mais. Mas existe expectativa de assumir uma cadeira na Alesp. Afinal, são quatro anos de mandato. Lembrando que em 2024 haverá eleição para prefeito”, disse Albino, ontem (20), ao JJ.

Luiz Braz recebe corte da Festa da Uva

O prefeito Luiz Braz (PSDB), de Campo Limpo Paulista, recebeu a visita da corte da 38ª Festa da Uva e 9ª ExpoVinhos de Jundiaí. Ele recebeu o convite para a festa da rainha Fabiana Ramos e das princesas Lorena Claro do Nascimento e Daniele Daros Fernandes. “Começamentos a semana com o agradável cheiro das uvas”, escreveu em suas redes sociais, lembrando que a festa começa no dia 12 de janeiro.

Diretor-geral da PRF é exonerado

O governo federal exonerou o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20) e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). Vasques é investigado por três atos, todos relacionados a um possível favorecimento ao presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado na tentativa de se reeleger nas eleições deste ano. O primeiro ato é uma postagem que Vasques fez em seu perfil na rede social Instagram declarando voto no presidente na manhã do segundo turno da eleição. Vasques também é réu por ter organizado uma operação da PRF no dia 30 de outubro, dia do segundo turno, para averiguar transporte ilegal de pessoas. A desconfiança é que seu objetivo era atrapalhar eleitores do adversário de Bolsonaro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a chegarem aos locais de votação. O terceiro ato é a suposta leniência em lidar com os bloqueios de rodovia organizados por caminhoneiros a partir da declaração da derrota do presidente Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Padrinho de Flávio deixa secretaria

O governo federal também exonerou nesta terça-feira (20) o secretário nacional do Esporte, Marcelo Reis Magalhães. Ele foi o padrinho de casamento do senador Flávio Bolsonaro (PL). Magalhães se notabilizou no cargo por viajar constantemente para o Rio de Janeiro, onde morava antes de assumir o cargo, com as passagens pagas pelo governo federal e recebendo diárias. Entre a sua entrada no cargo e julho deste ano, Magalhães fez quase 100 viagens para a capital fluminense com passagens em companhias aéreas compradas pelo governo.

STF tira porte de arma de Carla Zambelli

O Supremo Tribunal Federal (STF) tirou o porte de armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e deu 48 horas para ela entregar sua pistola à Polícia Federal. A decisão da Suprema Corte, divulgada ontem (20), veio após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando as duas medidas. A decisão foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes a pedido da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Gilmar Mendes determinou que caso a parlamentar não cumpra as ordens em até 48 horas, haverá busca e apreensão da arma e das munições.

Tebet reafirma desejo pela área social

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) conversou nesta segunda-feira (19) com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e reafirmou o desejo de comandar a pasta do Desenvolvimento Social. A emedebista, porém, ouviu que comandar a pasta é uma demanda do PT, e que o novo governo foi eleito com o mote de combate à fome e, por isso, seria importante que o partido gerisse esta área. Central no futuro governo do presidente eleito Lula, a pasta será responsável, entre outras políticas públicas, pela recriação do programa Bolsa Família. Tebet chegou a argumentar, segundo relatos, que ela poderia fazer uma gestão compartilhada e montar a equipe em conjunto com os petistas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.