O essencial

04/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min

As vezes a saudade acorda a minha mocidade. Trafeguei pelas minhas lembranças e desembarquei num conto, que muito me marcou. Não me recordo do nome do autor. Fato lamentável.

Diz a narrativa que um jovem filho, na busca do sucesso na vida, procurou por seu velho pai.  Desejava ser feliz. O homem, então, lhe entregou uma pedra, que guardava escondida, num relicário. Disse que ele fosse ao mercado e a oferecesse para as pessoas. Se alguém perguntasse o preço, apenas erguesse dois dedos. Não tardou uma mulher se entusiasmar pelo objeto: 'esta pedra ficaria bonita em meu jardim, quanto quer por ela? Ao ver os dois dedos afirmou que pagaria 20 reais.

O jovem retornou para casa e contente relatou o caso. O pai, então, mandou que fosse a outro lugar, ao Museu local. Lá, o gestor, ao examiná-la, não teve dúvidas quanto ao valor da pedra. Uma pedra rara, a ser lapidada. Histórica. Ao perguntar o preço, não titubeou aos dois dedos levantados: pago 20 mil reais.

Mais uma vez o jovem voltou para com seu pai, seduzido pela oferta. Não obstante, uma nova direção lhe foi indicada. Uma joalheria. O joalheiro ao perceber a preciosidade que o jovem carregava nas mãos foi logo perguntando o quanto valia. Pela indicação dos dois dedos, ofereceu 200 mil reais.

O contentamento lhe extravasou a alma ansiosa. Contou ao seu velho, da sua enorme alegria, em como conseguiu valorizar a pedra que lhe fora entregue. Foi aí, que lançando a sua mão carinhosa sobre aqueles joviais ombros, com o olhar da certeza de sua intenção, o vivido senhor, professou: Todos nós carregamos uma pedra dentro da alma. Se você se oferecer, no mercado, encontrará pessoas que jamais reconhecerão o seu valor.

Prendem-se à mediocridade e ao egoísmo. Não passarás de um enfeite de jardim. Mas se se oferecer a pessoas que saibam valorizar as virtudes da pedra que carrega consigo, então encontrarás o caminho que tanto deseja. A joalheria de sua existência. Procure se acercar de pessoas positivas e entusiasmadas. Pessoas que te valorizam. Aprenda com elas o otimismo de se viver.  Contagia-se com esperança por dias melhores. Seja sempre um referencial para outros, que talvez possam se espelhar em você.

Talvez, por algum motivo secreto há de se conhecer e saber que a toda juventude é carregada internamente. Muitas vezes a diferença entre uma criança e um adulto é simplesmente o preço de seus brinquedos. Há de celebrar o sol e todas manhãs sorrir para si mesmas. Há de fazer planos para si mesmas e não com as vidas dos demais. Não parem no tempo. Não reservam um cantinho feliz para viverem a sós. Desfrutem plenamente seus dias sem medo do ócio ou da solidão.

Que a pedra dentro de si seja lapidada por mãos divinas e que reflitam, por mais que sejam tristes os tempos, o mais brilhante dos diamantes. O essencial faz a vida valer a pena.

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.