Turbinar a rota gastronômica

27/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Jundiaí sempre foi considerada uma cidade onde se come bem. Quando criança, ouvia que todos os paulistanos em viagem para o interior paravam aqui, para experimentar os doces alemães de "A Paulicéia", comandada pelos irmãos Arthur, Otto e Oswaldo Willy Fehr. Também foi famosa a "Chácara das Carpas", de Giandomenico Buccianti, ponto de encontro de jundiaienses e visitantes.

O "Haiti", de Piero Schiavi, foi considerado um dos melhores restaurantes italianos do Estado. Isso no passado. No presente, a tradição continua. O Spiandorello, por exemplo, está repleto nos fins de semana.

Mas é preciso turbinar essa rota gastronômica. Com aquilo que atrai nichos específicos, que gostam de redescobrir velhos costumes. A sociedade hoje é muito complexa: há espaço para tudo. E os tempos exigem coragem, criatividade e empreendedorismo, pois falta oportunidade de trabalho para uma juventude que não teve uma educação de qualidade.

Jundiaí tem tudo para investir num turismo rural e gastronômico diferenciado. Muita gente gostaria de encontrar novamente aquelas compotas que as avós e mães antigas faziam: de laranja, de figo, de mamão, de pera. Os doces que as famílias preparavam para as festinhas de aniversário: "olho de sogra", "beijinhos", cocadas, os canudinhos com doce de coco e ovos, os "cajuzinhos" de amendoim, as paçoquinhas, tudo o que surgiu antes do brigadeiro.

Por que não resgatar aquelas cozinhas com fogão a lenha, os tachos de cobre onde são feitos o doce de abóbora com coco, as bananadas, as goiabadas, as pessegadas? Que infinidade de geleias a produção frutícola de Jundiaí não fornece? A geleia de uva, para passar no pão "feito em casa", as de morango, pêssego, laranja, lichia, goiaba, pitanga e quantas mais?

Quantos iogurtes, queijos, doces de leite não podem ser produzidos em escala caseira, tornando as receitas familiares um valor agregado que o mercado tanto aprecia e de que não dispõe na quantidade apta a atender à demanda?

A gastronomia é ferramenta para alavancar o turismo. É assim em todo o mundo e Jundiaí tem as condições ideais para propiciar tudo isso a mais de vinte milhões de paulistas que querem deixar a insensata conurbação da capital e adjacências e passar um fim de semana agradável.

É preciso apenas conscientizar toda a cidadania, não apenas aqueles que passarão a explorar esse novo filão. Uma coordenação da Prefeitura poderia incentivar os proprietários de imóveis nas regiões propícias a não enfeiarem suas casas e terrenos. A Europa sabe se valer desse tipo de empreendimento com grande êxito. Tudo é jardim, tudo é harmônico, não há agressões como grandes muralhas, cerc<ctk:10>as caindo, matagal sem cuidados. Todos ganhariam se Jundiaí tivesse um tratamento paisagístico de acordo com a estética tão a gosto da juventude mais sensível e daqueles que já não con<ctk:3>seguem conviver com a agressividade visual de uma periferia cor de cinza.

Uma cidade com tantos bons arquitetos e paisagistas poderia colaborar com isso. Mas é preciso que a Prefeitura estimule. É obrigação do governo local encontrar possibilidades de subsistência digna para uma juventude que precisa fazer aquilo que é possível e necessário. São os serviços que salvarão as novas gerações, eis que a industrialização sucateada não consegue acertar o passo c<ctk:40>om as modernas tecnologias e os empregos que gera são insuficientes para a grande massa desprovida de qualificação. O trabalho no turismo rural é gratificant<ctk:25>e. Quem o leva a sério pode testemunhá-lo.

José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da Uninove e Presidente da Academia Paulista de Letras – 2021-2022.

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1 COMENTÁRIOS

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  • Marcela Moro
    27/10/2022
    Jundiaí é o município no estado de São Paulo com mais empreendimentos no segmento de turismo rural. São mais de 80. Das seis rotas turísticas do município, cinco são rurais. (rotasturisticas.jundiai.sp.gv.br). No ano de 2021, o município recebeu mais de 1 milhão de turistas e cerca de 70% deste fluxo esteve na cidade, em função dos atrativos de turismo rural. (Dados disponíveis em: https://turismo.jundiai.sp.gov.br/institucional/turismo-em-numeros/) Restaurantes rurais, adegas e vinícolas, sítios produtivos, fazendas, são os principais atrativos, onde o turista pode conhecer a história dessas famílias, ter contato com a produção e vivenciar experiências ligadas à produção das frutas, tão característica de nossa região, motivo que, inclusive, faz com que a cidade faça parte do Circuito das Frutas, um dos destinos turísticos mais importantes do estado de São Paulo. Vale destacar que nos anos de 2019 e 2021, a cidade recebeu o Prêmio Top Destino Turístico na categoria Turismo Rural, prêmio este oferecido pela ADVB e Skall International, ambas entidades de enorme relevância no setor, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e está concorrendo novamente este ano. (Inclusive, a votação está disponível em https://votetop.com.br/voteagora#). Ainda há muito a ser feito, não há dúvidas, mas a Prefeitura tem investido sistematicamente em melhorias e incentivos ao setor. O município possui legislação específica para ajudar na regularização e empreendimentos de turismo rural. Oferece capacitação, assessoria técnica e realiza a divulgação dos empreendimentos que atuam no setor. A Política Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo, ambos em formato de Lei Municipal (Plano Municipal de Turismo – Lei nº 9550, de 30 de novembro de 2020 e Política Municipal e Plano de Turismo – Lei nº 8.569, de 28 de dezembro de 2015 texto compilado atualizado até Lei nº 9.436, de 10 de junho de 2020) priorizam a atividade de turismo rural no município como seu segmento de destaque. Jundiaí, inclusive, é um dos únicos municípios que possui regulamentação da atividade de turismo rural por meio de decreto específico – Decreto nº 28.411, de 28 de agosto de 2019 e a atividade consta também prevista no Plano Diretor. Além disso, o município foi considerado um dos dez principais destinos para o segmento de turismo rural no país pelo Ministério do Turismo, por meio da publicação: O Brasil que você procura, material este publicado também em inglês e espanhol e utilizado para divulgação do país em feiras internacionais. Como dito, ainda há muito a ser feito, mas o posicionamento do município, as ações desenvolvidas e o crescente fluxo mapeado anualmente, demonstram que os investimentos estão no rumo certo. Para mais informações visite: (turismo.jundiai.sp.gov.br).