A Prefeitura de Cristais Paulista, município a 20 km de Franca, divulgou na última segunda-feira, 8, a interrupção no fornecimento de água na cidade. A nota divulgada aponta a estiagem como motivação para a medida.
A publicação feita nas redes sociais da Prefeitura detalha que a interrupção será feita todos os dias, das 13h às 17h e das 21h às 6h, para que seja garantido o abastecimento de forma igualitária para toda a cidade.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cristais Paulista, Márcio Antônio dos Santos, destacou a crise hídrica enfrentada pela cidade e o que precisa acontecer para a situação se normalizar. "Tem que chover, no mínimo, 30 milímetros. Nós estamos esperando restabelecer nossas represas, ter captação e água para a gente poder voltar ao normal."
"Estamos providenciando algumas ações internas para melhorar nosso sistema de abastecimento. Acredito que, se o tempo firmar e continuar chovendo, dentro de poucos dias volta ao normal”, completou o secretário.
Investimentos e parcerias
Márcio Antônio também revelou que há investimentos previstos para Cristais Paulista a partir de 2026. Segundo ele, essas ações devem ajudar a amenizar o problema de abastecimento de água na cidade.
O secretário informou que a prefeitura está trabalhando em conjunto com a SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) para ter um novo ponto de captação de água para o abastecimento da cidade. Os estudos estão sendo realizados junto ao Governo do Estado para que uma parceria com o Aquífero Guarani seja firmada.
"Estamos fazendo estudos, movimentando-nos para ter essas ações. Vamos fazer as viagens a São Paulo para buscar mais parcerias, no sentido de melhorar essa questão. Vai ser uma ação muito importante para a água de Cristais, é uma coisa que nunca houve no município", finalizou Márcio.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.