O Sindicato dos Bancários de Franca e Região aderiu ao Dia Nacional de Luta contra o Banco Itaú, em protesto à decisão da instituição financeira de fechar agências em cidades do país. Em Franca, a medida deve resultar na manutenção de apenas duas unidades.
Os sindicalistas se concentraram na agência do Centro de Franca na manhã desta terça-feira, 8. Os representantes conversaram com os funcionários do banco e distribuíram panfletos aos clientes, esclarecendo o motivo do protesto.
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários, Rogério Marques, disse que o fechamento das agências impacta diretamente o atendimento à população, causando desemprego e sobrecarga nos funcionários por cumprimento de metas.
“O Banco Itaú vem fechando agências e demitindo funcionários. A agência do centro é a única que atende o cliente comum, aposentado de baixa renda, povo de baixa renda, e ficará sobrecarregada. Franca já chegou a contar com seis agências do Itaú e agora somente duas, sendo uma que atende a população de modo geral”, afirmou Marques.
O sindicalista acrescentou que o banco planeja fechar também agências de municípios da região. “Fica a pergunta: como os aposentados de Ituverava, por exemplo, vão ser atendidos? Muitos funcionários estão tomando remédios devido à pressão para atingir metas e atender a população de maneira satisfatória.”
O sindicato da categoria também se mostra preocupado com a redução de agências de modo geral, com outros bancos anunciando o fechamento de postos de atendimento.
“Esse movimento não acontece só no Banco Itaú, nos bancos privados. Não quer dizer que não vão chegar os bancos públicos. A modernidade chegou, a gente entende isso, mas o sindicato precisa abrir discussão para equalizar essa situação. Tudo tem limite e o ser humano está em primeiro lugar”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Franca e Região, Osório Carboni Filho.
O Itaú tem justificado os fechamentos com base na baixa rentabilidade de algumas agências e na crescente utilização de canais digitais pelos clientes. A reportagem entrou em contato com a Central de Atendimento do banco para pedir mais esclarecimentos sobre o assunto, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
5 Comentários
-
Frank 10/07/2025Itaú tem que fechar todas as agencias e extinguir suas atividades em todo territorio nacional, pensa num banco ruim de serviço. Atendimento pessimo, errolação, enganaçação e limitado. Funcionarios isso não é agustia e sim livramento. ITAÚ FECHA TODAS UNIDADES E EXTINGUI SUAS ATIVIDADES, POIS SÃO HORRIVEIS O SEU BANCO. -
Diego 10/07/2025Realmente, estão concentrado tudo no centro, um lugar ruim para chegar por conta do trânsito carregado, difícil de estacionar, fora o fato de ter de pagar área azul. Itaú que ideia horrível aquela agência no centro!! -
djalma 10/07/2025Eu fui bancário entre 1983 e 2007. Quando entrei, era uma PROFISSÃO. Quando saí, já era um sub-emprego, mal remunerado, cheio de exigências e cobranças, metas que beiram o absurdo, tentando vender ao cliente-refém o que é uma verdadeira extorsão. Parte dessa evolução é a tecnologia. Outra parte é a péssima atuação dos sindicatos e sindicalistas, que só querem viver no bem-bom, sem entender o mundo ao redor, e dos próprios bancários, que não entenderam quanto o mundo mudou. Agora... descansem em paz. Dito isso, o ITAU \"fez o L\", faz tempo. Fomos todos avisados. Agora é tarde. -
Antonio Carlos 09/07/2025Esses sindicalistas de bancários, sindicatos que não passam de cabides de emprego pra bancario que não gosta de acordar cedo e nem de trabalhar, precisam ir na America pra ver o que o que será o futuro das agências de bancos no Brasil que lá já chegou faz 20 anos. Preocupados com o atendimento aos pobres e aposentados??, isso é o mesmo que ouvir que os bancos estão preocupados com os bancários. -
MAURO OLÍMPIO DE OLIVEIRA NETO 09/07/2025o Santander fez uma limpeza nos municípios pequenos ao redor de Franca e o Bradesco também seguindo a mesma estratégia. Para quem domina a modernidade ainda passa contudo aos que ainda entendem dinheiro ser a cédula e mal conseguem sacar seus benefícios com ajuda dos funcionários como ficam? e quem precisa depositar dinheiro em espécie, como fica?