DESABOU

Justiça determina reconstrução do ginásio do Clube dos Bagres

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Arquivo/GCN
Situação do ginásio do Clube dos Bagres logo após o desabamento do teto, em 2023
Situação do ginásio do Clube dos Bagres logo após o desabamento do teto, em 2023

O TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), da comarca de Franca, determinou a reconstrução do ginásio do Clube dos Bagres. O telhado do tradicional ginásio, localizado na região central da cidade, desabou no dia 6 de novembro de 2023. A diretoria do clube, por sua vez, alega que não possui recursos e não tem a intenção de realizar a obra.

O despacho da determinação foi emitido na última quinta-feira, 5. A decisão atende a uma ação do Ministério Público, que impôs ao município de Franca e à Associação do Clube dos Bagres a obrigação de restaurar integralmente o prédio. O edifício foi tombado em 2023 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) de Franca.

A restauração deverá respeitar as características originais do prédio, fundado em 1953. O projeto de reconstrução deverá ser entregue à Prefeitura de Franca e ao Condephaat em 90 dias, com um prazo de dois anos para a execução da obra. Caso a determinação não seja cumprida, será aplicada uma multa diária de R$ 200, conforme a decisão do juiz Aurélio Miguel Pena.

O telhado do ginásio desabou em uma segunda-feira, um dia após ser utilizado por pessoas que praticavam esportes na quadra do prédio, localizado na rua General Carneiro. No momento do incidente, o espaço estava vazio e não houve vítimas. O ginásio foi o berço do tradicional clube de basquete de Franca, hoje conhecido como Franca Basquetebol Clube.

Outro lado

O presidente do Clube dos Bagres, Victor Victorson de Andrade, conhecido como Vitinho, afirmou nesta segunda-feira, 9, que o clube não possui recursos e não tem intenção de realizar a obra. "O clube não tem dinheiro, atualmente conta com entre 10 a 12 sócios. Não tem como arcar com a reconstrução do ginásio e não tem interesse em fazê-la".

Vitinho está aberto a propostas. "O clube está aberto à negociação. Quem tiver interesse em construir o ginásio pode vir conversar", finaliza.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • djalma 4 dias atrás
    Coitado do Vitinho. Gente boa demais, que eu conheço há muitos anos. Agora cabe ao TJSP determinar de onde o clube deverá obter o dinheiro para a reconstrução. É muito fácil sentenciar uma obrigação a terceiros sem compromisso com o financiamento. Ou o dr juiz vai pagar do próprio bolso ou alguém. Eu é que não vou pagar.
  • ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 4 dias atrás
    Essa diretoria de uma pessoa só é muito cara de pau, estão construindo diversos puxadinhos comerciais atrás do clube e não pode reconstruir o que destruíram? Não é a toa que a sabedoria popular afirma que o fruto não cai longe da árvore. Estão deixando o patrimônio desmoronar para vender e meia dúzia ganhar. Agora o MP precisa obrigar e prefeitura a salvar o Champagnat antes que caia também.