
A Páscoa deve movimentar R$ 36 milhões no comércio de Franca neste ano. A projeção é do IE-Acif, (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca), sobre a venda de produtos típicos da data, como ovos de chocolate, barras, bombons e similares.
O levantamento levou em consideração o preço médio dos produtos alimentícios relacionados à páscoa e o potencial de consumo por família na cidade. O economista do IE-Acif, Rodrigo Souza, destaca que a data tem grande impacto sobre o varejo local, principalmente por seu caráter afetivo e tradicional.
“O consumo nesta data é impulsionado pelo apelo emocional e pelas tradições familiares, fatores que estimulam as vendas e fortalecem a economia. Além disso, o consumidor ajusta suas escolhas para equilibrar o orçamento e compartilhar em família, nesse momento único do ano proporcionado pela Páscoa. Esse movimento gera oportunidades para comerciantes, impulsiona a indústria e beneficia os trabalhadores do setor”, explica Rodrigo.
No cenário nacional, a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) estima a contratação de mais de 9,6 mil trabalhadores temporários para atender à demanda do período, com a expectativa de que cerca de 20% sejam efetivados após a temporada.
A estimativa do IE-ACIF baseia-se em dados sobre a população economicamente ativa em Franca, no preço médio dos produtos alimentícios relacionados à Páscoa e no potencial de consumo por domicílio.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.