MAIS UMA CONQUISTA

Após conquista em Harvard, jovem francana sonha com vaga em Yale

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes Sociais
A jovem francana Nina de Sousa Martins selecionada para o Yale Young Global Scholars
A jovem francana Nina de Sousa Martins selecionada para o Yale Young Global Scholars

A estudante Nina de Sousa Martins, de 17 anos, moradora na Vila Formosa e aluna do Sesi Franca, foi aceita em um dos programas acadêmicos de verão mais prestigiados do mundo, o Yale Young Global Scholars (YYGS), promovido pela renomada Universidade Yale, nos Estados Unidos. Para tornar possível essa experiência, ela lançou uma vaquinha online e busca apoio para custear as despesas com a viagem e a estadia.

No início deste ano, Nina também conquistou uma bolsa de estudos na HMUN (Harvard Model United Nations), uma prestigiada simulação de debates realizados na ONU (Organização das Nações Unidas). O evento foi realizado em Boston, Massachusetts, ocorreu de 30 de janeiro até 2 de fevereiro e reuniu mais de 4 mil estudantes de 50 países para debater questões globais reais, representando diferentes nações.

Aos poucos, Nina tem se destacado pelo seu desempenho acadêmico e por seu engajamento em causas sociais. Agora, ela celebra a conquista de uma vaga no curso "Solving Global Challenges" (SGC), que visa capacitar jovens líderes a pensarem de forma crítica e colaborativa sobre os principais problemas globais da atualidade.

“Participar do YYGS é mais do que uma experiência acadêmica, é uma chance de conhecer culturas, construir um currículo competitivo para universidades internacionais e ampliar meu networking global”, conta Nina.

O programa, que acontece entre os dias 5 e 18 de julho, recebeu mais de 13 mil inscrições de estudantes de 140 países. A taxa de aceitação foi de apenas 13%, e apenas quatro brasileiros foram selecionados para participar em 2024, um feito que destaca ainda mais a conquista de Nina.

Agora, o desafio é financeiro. Nina lançou uma campanha de arrecadação por meio de seu perfil no Instagram. Na postagem, ela compartilha mais sobre sua história e como qualquer contribuição pode fazer a diferença. Para ajudar, basta clicar aqui.

"Mais do que realizar um sonho pessoal, quero voltar dessa experiência com ainda mais ferramentas para impactar positivamente minha comunidade", conclui a jovem.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Renata 14/04/2025
    Boa sorte Nina! Parabéns pela conquista!